O ex-deputado Eduardo Siqueira Campos (UB) já está em campanha pela Prefeitura de Palmas. Suas movimentações políticas e declarações por meio de redes sociais têm deixado claro que se prepara para disputar as eleições de 2024. Eduardo foi o primeiro prefeito eleito de Palmas, em 1992, e garante que não tem inimigos. Para ele, o inimigo é “a miséria, a fome, a dificuldade, a falta de teto, o abandono e o sofrimento, que não têm um culpado.

“Não apontarei meu dedo para ninguém. Apontarei meu dedo para o futuro. Olhando para os horizontes desta terra que meu pai fundou. Com um pequeno retrovisor para enxergar de onde viemos, mas para conduzir este povo para um grande salto de progresso”, declara, reafirmando de forma clara e direta: “Sou candidato a prefeito de Palmas”.

Eduardo Siqueira Campos, de 63 anos, tem uma longa trajetória na cena política tocantinense. Foi eleito deputado federal, em 1988, na primeira eleição do novo Estado, quando seu pai, José Wilson Siqueira Campos, foi eleito governador para um mandato-tampão de dois anos. Em 1990, se reelegeu deputado federal e em 1992 venceu nas urnas para ser o primeiro prefeito da nova capital, Palmas. Em 1998, conquistou uma cadeira do Senado. Já em 2006, tentou a reeleição e foi derrotado pela senadora Kátia Abreu (pP). Em 2010, coordenou a campanha do pai, que conquistou o quarto mandato de governador. Em 2014, se elegeu deputado estadual, sendo reeleito em 2018. Ao deixar de disputar as eleições em 2022, dava a entender estaria encerrando a carreira.

Nas últimas semanas, comentários sobre uma possível candidatura começaram a circular nas redes sociais. Agora, o ex-deputado não apenas confirma os boatos como oficializa seu nome entre os pré-candidatos a prefeito da capital. Pelo peso da tradição, Eduardo entra na disputa com grande chance de ir para o segundo turno. Mas terá de trabalhar muito para resgatar o siqueirismo, que ainda existe, mas anda meio esquecido.