Sine promove o Dia D e garante vagas de emprego a trabalhadores

Campanha Sine - Dia D

Campanha Sine – Dia D

O Dia D de inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi realizado no Sine de Palmas, na semana passada, e atendeu mais de 80 pessoas. “Consegui o emprego e já estou correndo atrás da minha documentação. Depois de dois anos sem trabalhar, agora estou muito feliz, me sentindo motivada e útil”, assim definiu Antonina Coelho de Arruda, 41 anos, que estava recebendo auxílio doença pelo INSS, após ser acometida por um câncer. Ela garantiu uma das 63 vagas disponibilizadas pelas empresas e a partir do dia 3 de outubro será auxiliar de padaria em uma rede de supermercados. “O Dia D foi maravilhoso e um divisor de água na minha vida. Vim sem muita expectativa, e cá estou eu: empregada”, comemorou.

O Dia D é a data escolhida pelo Sistema Nacional de Em­prego (Sine) para promover o encontro das pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS, com as empresas obrigadas, ou não, pela Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91) que desejam contratá-los. A iniciativa diminui as distâncias, possibilita oportunidades e ajuda a desenvolver na sociedade uma nova consciência em relação à capacidade profissional das pessoas com deficiência.

Este ano, o Tocantins realizou a terceira edição do evento que também aconteceu no restante do país. Secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral defendeu que a quantidade de vagas ofertadas, cerca de 20 a mais que em 2015, é resultado de uma nova estratégia de trabalho do Sine, aliada à abertura dos empresários para receber os trabalhadores com alguma deficiência. “O aumento pode ser justificado pela conscientização que os estabelecimentos comerciais passaram a ter, pelas parcerias que o governo do Estado está fazendo com associações diversas, como o Senai, além do trabalho corpo a corpo dos nossos servidores junto aos empresários”, enfatizou a secretária.

Segundo o diretor de uma empresa de limpeza e conservação, José Gomes, o atendimento que receberam no evento foi excelente e minimizou a dificuldade que geralmente encontram em convocar esse público: “Estamos muito satisfeitos com o Dia D, vamos fazer mais algumas entrevistas e esperamos efetivar as contratações”, explicou o empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.