O governador Marcelo Miranda (PMDB) se uniu aos demais governadores da Amazônia Legal, na sexta-feira, 27, em Macapá (AP), para mais um encontro dos governadores da região Amazônia Legal. Na reunião foram debatidas problemáticas comuns e políticas públicas que podem ser desenvolvidas em conjunto para fortalecer o desenvolvimento da Amazônia e cobrar apoio e ações do governo federal.

Antecedendo a reunião dos governadores, na quinta-feira, 26, aconteceu a reunião técnica entre os secretários estaduais de Meio Ambiente, de Educação, de Saúde, de Segurança Pública, da Assistência Social, e gestores ligados à Infância e Adolescência, em que foram definidas pautas prioritárias para serem apresentadas no encontro dos chefes do Executivo da Amazônia Legal.

Uma das novidades da edição do Fórum de Governadores foi a entrada do tema Segurança Pública na pauta. Houveram discussões sobre a segurança nas fronteiras; a segurança nas divisas; a formalização de Termo de Cooperação entre as polícias Militar e Civil para operações nas regiões de divisa entre os Estados; e o sistema prisional e crime organizado.