Subsecretário de saúde do Tocantins busca liberação de recursos
04 novembro 2018 às 17h01
COMPARTILHAR
Edgar Tollini participou da 9ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde
O subsecretário de Estado da Saúde do Tocantins, Edgar Tollini participou na terça-feira, 30, da 9ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde CONASS, em Brasília. Em debate, a situação atual e as perspectivas do fornecimento de medicamentos pelo Ministério da Saúde (MS); as diretrizes do Plano de Ação para enfrentamento da mortalidade materna e infantil; as propostas da Lei Orçamentária Anual de 2019 (LOA/MS), entre outros assuntos.
Segundo Tolini, também foi pauta, as definições ao Programa Nacional de Cuidados Paliativos, a revisão do financiamento da Terapia Renal Substitutivas (TRS) e inclusão das insulinas análogas como componente especializado da assistência farmacêutica.
“Além destes assuntos, temos como objetivo a publicação das portarias do Tocantins, que visam à habilitação dos leitos de retaguarda e consequentemente mais recursos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado”, pontuou o subsecretário.
Com a publicação das portarias, haverá a liberação de um valor estimado de R$ 14 milhões para 118 leitos, sendo 70 no Hospital Geral de Palmas, 19 no Hospital Regional de Porto Nacional e 29 no Hospital Regional de Paraíso. “Estes leitos são de grande importância para o sistema de saúde, pois são apoios para os tratamentos de pacientes crônicos, de pacientes compensados clinicamente, mas que por alguma razão ainda necessitam de cuidado hospitalar”, destacou Tollini.