Região do Bico do Papagaio enfrenta “verdadeiro caos” e situação preocupa autoridades, diz presidente da Câmara do município

Vereador Antônio Belizário, presidente da Câmara de São Sebastião do Tocantins | Foto: Reprodução

O aumento das chuvas no Tocantins está mudando o cenário natural do Estado. Onde havia seca e estiagem deu lugar a desmoronamentos, enchentes e aumento do nível de água. O número de pessoas desabrigadas aumenta cada dia mais. Trabalhadores rurais estão tendo prejuízo com a perda de lavouras e da criação de animais. Mais: pessoas morreram, outras estão feridas e isso está gerando caos em vários municípios da região.

Em conversa com o presidente da Câmara de São Sebastião do Tocantins – a 664 quilômetros de Palmas –, vereador Antônio Belizário, o Jornal Opção teve acesso a informações sobre a situação e medidas a serem tomadas. Belizário falou ainda sobre a situação política do Estado.

A situação de São Sebastião é alarmante e vem chamando atenção pelo que está acontecendo com o aumento das chuvas. Como o sr. vê esse momento?

O município está passando uma situação muito difícil, muitos desabrigados, os ribeirinhos são boa parte da população da cidade. Muitos já estão perdendo lavouras e casas, há dificuldade em transportar criação de animais, a água adentrou a cidade e a situação está muito complicada.

Quais as medidas estão sendo tomadas para apoiar os desabrigados?

O prefeito Professor Adriano (MDB), juntamente conosco, na Câmara, está fazendo o possível. Já disponibilizamos escolas para os desabrigados, alugamos casas para colocar famílias, investimos em carros, barcos e frotas para apoiar os trabalhadores e a população. Ou seja, estamos fazendo tudo nas medidas de nossas possibilidades, além de rogar a Deus para que a normalidade volte a nosso Estado e ao nosso município.

Politicamente o Tocantins está chamando a atenção nacional pelos escândalos de corrupção. Atualmente, sendo governado interinamente pelo vice Wanderlei Barbosa (sem partido) devido ao afastamento do governador Mauro Carlesse (PSL). A situação tem dividido opiniões. Carlesse tem recorrido das denúncias e vem tentando retornar ao cargo. Qual é sua opinião?

Nosso Estado vem sofrendo muito com a situação de cassação de governo. Para mim, foi uma surpresa, aqui no interior as notícias não são como na capital. Mas hoje eu vejo que o governador interino tem atendido muito bem aos servidores, com pagamento de progressões, e outros cuidados em atender à população. Eu, por enquanto, não tenho lado definido entre Carlesse ou Wanderlei, mas estou do lado da justiça, e que ela seja feita.

Quem o sr. apoiará para governo este ano?

Não tenho candidato definido nem para governo nem para Senado, apenas para deputados e para presidente da República, o qual é Jair Bolsonaro (PL). Para os demais cargos, vamos deixar as águas correrem mais um pouco.

O sr. tem pretensão de pleitear algum cargo de deputado ou se manterá vereador?

Continuarei como vereador e presidente da Câmara de São Sebastião.