Romaria do Senhor do Bonfim movimenta fieis na maior tradição religiosa do Tocantins
15 agosto 2023 às 08h19
COMPARTILHAR
No Tocantins, se julho é considerado o mês da temporada de praia, agosto é dedicado à fé. O Estado conta com pelo menos quatro grandes festas religiosas que atraem milhares de devotos, visitantes e cada vez mais turistas, interessados em conhecer as manifestações que envolvem as celebrações religiosas.
A Romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade, considerada a maior peregrinação religiosa do Estado, que acontece de 6 a 17 de agosto e previsão de reunir mais de 100 mil pessoas este ano é a festa mais marcante desse período. O Estado conta ainda com os festejos do Bonfim, em Araguacema, e Tabocão, além dos Festejos de Nossa Senhora da Guia, em Taguatinga, que inclui encenação das Cavalhadas, a batalha medieval entre mouros e cristãos.
Romaria do Senhor do Bonfim
Com mais de 200 anos de tradição, o festejo do Senhor do Bonfim, na cidade de Natividade, a 230 km de Palmas, ocorre no período de 6 a 17 de agosto. O evento reúne milhares de pessoas durante o período da Romaria do Senhor do Bonfim na maior peregrinação religiosa do Tocantins.
Ao todo, são 23 km percorridos entre a cidade de Natividade e o povoado do Senhor do Bonfim. Durante a caminhada, relatos de milagres e graças atribuídas ao Senhor do Bonfim formam uma mistura de fé, religiosidade, história e cultura.
Origem
A igreja explica que a tradição da Romaria do Senhor do Bonfim na região teve início em 1750 quando um vaqueiro encontrou a imagem religiosa na região do povoado Bonfim. Ele a teria levado para a cidade e a imagem teria desaparecido dias depois e reaparecido misteriosamente no mesmo local onde foi encontrado. Desde então, a devoção no Senhor do Bonfim foi se espalhando pela região até se tornar a maior e mais tradicional festa religiosa do Estado do Tocantins.
Durante as festividades os romeiros saem da região central de Natividade e vão até o povoado Bonfim a pé, montado a cavalo, ou mesmo de bicicleta. Os grupos mais devotos costumam percorrer uma distância ainda maior, saindo de Gurupi e até mesmo de Palmas, distante 230 quilômetros do povoado.
Tabocão
No município de Tabocão, na margem da Rodovia BR-153, a Belém-Brasília, a 158 quilômetros de Palmas, além do festejo do Senhor do Bonfim, que iniciou no dia 6 de agosto e prossegue até o dia 15 de agosto, ocorrem missas, procissão, batismo e programação cultural.
Araguacema
Os festejos do Senhor do Bonfim, em Araguacema, a 283 km da Capital, já é uma tradição celebrada há muitos anos, teve início no dia 6 de agosto e segue até o dia 15. Durante a programação, são realizadas as missas da Luz e Sertaneja, além do terço da misericórdia.
Taguatinga
Já no município de Taguatinga, a 466 km de Palmas, ocorre entre os dias 11 e 14 de agosto, os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, incluindo em sua programação as Cavalhadas, que relembram disputas político-religiosas medievais entre Mouros e Cristãos.