Projeto incentiva micro e pequenas empresas a contratar jovens
02 dezembro 2017 às 10h34
COMPARTILHAR
O deputado federal Irajá Abreu (foto), do PSD, apresentou na Câmara Federal o Projeto de Lei 9207/2017, que estabelece condições especiais – sem algumas das exigências atuais contidas para os aprendizes – para microempresas e empresas de pequeno porte para contratação de aprendizes entre 16 e 24 anos de idade. Esta proposta beneficia milhões de jovens sem perspectivas a se inserirem no mercado de trabalho, sendo contratados como aprendizes pelas microempresas e empresas de pequeno porte.
“O fenômeno da Geração Nem-Nem (jovens que não estudam nem trabalham) é preocupante. Apesar de não ser algo só do Brasil, devido ao nosso baixíssimo nível de escolaridade, torna-se ainda pior por aqui, comprometendo irremediavelmente o desenvolvimento socioeconômico da nação. Estima-se que haja mais de 6 milhões de jovens brasileiros nessa condição”, destaca Irajá Abreu.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, de 2015, dão conta de que o porcentual de jovens que não estudam, nem trabalham, mas procuram emprego, era de 22,5% em 2015, sendo que, entre as mulheres, era de 30%. O número de jovens de 15 a 29 anos que só trabalhavam era de 40,9%. Esses números representam o desperdício de uma geração, o que compromete o futuro do país.