Presidente do TRE conclama o eleitor a exercer o seu direito de escolha de forma consciente e livre
30 setembro 2022 às 10h55
COMPARTILHAR
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, garante que toda a equipe de magistrados, servidores, colaboradores e voluntários da Justiça Eleitoral está preparada para receber a eleitora e o eleitor tocantinense, da melhor forma possível.
“Queremos que as eleições transcorram em um clima de paz e harmonia, com tranquilidade, segurança e respeito ao eleitor, que é o grande personagem desse momento histórico que o Brasil vai viver: o dia da escolha do futuro do nosso povo, estado e país”, disse, ressaltando a missão da Justiça Eleitoral em garantir o direito ao voto de todo cidadão.
“O voto do eleitor é de grande importância, por isso queremos que ele compareça, que ele confie na urna eletrônica e que ele registre seu voto de forma consciente e livre no candidato que ele escolher”, complementou Maia Neto.
Preparação
Conforme informações do TRE, neste sábado, 1º outubro, as seções eleitorais serão montadas pelas equipes dos cartórios das 33 zonas eleitorais do Estado. Na véspera das eleições, também é instalado o Gabinete de Segurança Institucional nas dependências do TRE para monitoramento das ações de segurança pública em todo o Estado até o final da votação; e tem início a lei seca nos municípios onde os juízes eleitorais determinaram a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos a partir da 18h de sábado até 18 horas de domingo.
Ainda no dia primeiro é feito o sorteio das urnas que passarão pela auditoria do sistema de votação eletrônica. Procedimento é realizado em cerimônia pública no auditório do TRE, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube. Neste mesmo dia é organizada a estrutura onde será realizado o Teste de Integridade, na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso. A auditoria ocorre no dia das eleições, no mesmo horário da votação oficial.