Presidente da Unale visita a Assembleia Legislativa do Tocantins

Tocantins tem uma relação histórica com a entidade, ocupando cargos importantes como a presidência da União Nacional dos Legisladores

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD-BA), presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), foi recepcionada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade (PTB), e demais parlamentares tocantinenses na quarta-feira, 12. 

O vice-presidente da Unale para a Região Norte, Ricardo Ayres (PSB), lembrou que o Tocantins tem uma relação histórica com a entidade, ocupando cargos importantes como a presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, com o ex-deputado César Halum (PRB). “Os parlamentares estaduais em todo o Brasil precisam encontrar o espaço dos legisladores, e esse é um trabalho que a Unale faz bem”, afirmou. 

Já o secretário da Unale no Tocantins, Olyntho Neto (PSDB), ressaltou que o papel da entidade é importante para a troca de experiências entre seus pares e a defesa das assembleias legislativas e parlamentares estaduais. Um ponto importante defendido pelo deputado e pela Unale é a chamada “PEC do Pacto Federativo”, que, aprovada, aumenta a competência dos deputados estaduais.

Estavam presentes à reunião os deputados Antonio Andrade (PTB), Ricardo Ayres (vice-presidente da Unale para a Região Norte) (PSB), Olyntho Neto (secretário da Unale no Tocantins) (PSDB), Jorge Frederico (MDB), Issam Saado (PV), Nilton Franco (MDB), Cleiton Cardoso (PTC), Luana Ribeiro (PSDB), Elenil da Penha (MDB), Valderez Castelo Branco (PP), Fabion Gomes (PL), Jair Farias (MDB), Júnior Geo (PROS), Zé Roberto (PT), Vanda Monteiro (PSL), Cláudia Lélis (PV) e Amália Santana (PT).

Após ouvir as ponderações dos parlamentares presentes, a deputada Ivana Bastos disse que a pandemia atrapalhou projetos da Unale. “Mas, mesmo assim, avançamos muito. Estamos confeccionando a Carteirinha Parlamentar, válida em todo o território nacional, temos o passaporte tipo diplomático, o boton que dá acesso ao Congresso Nacional, o convênio com hotéis e assessoria de imprensa com sede em Brasília, para dar suporte aos deputados estaduais (1059 associados)”, esclareceu a presidente.   

“Temos também um banco de leis hospedado em nosso site, com mais de 11 mil leis. Às vezes, um projeto apresentado em um Estado pode servir, adaptando-se à realidade local, a outra unidade da Federação. Devemos copiar as boas práticas. Nosso jurídico está sugerindo mudanças no fundo partidário, para que os deputados estaduais também possam ter acesso a ele. A Unale conseguiu veicular aulas para o Enem nas TVs Assembleias, oferecendo oportunidades aos jovens de várias regiões brasileiras, entre tantas outras ações”, disse a deputada Ivana Bastos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.