Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos no comércio de Tocantínia, que fica a 70 quilômetros de Palmas
Operação Borduna apreendeu 134 cartões de idosos e indígenas | Foto: Divulgação/PC
Durante a “Operação Borduna” em Tocantínia, na região central do estado, a Polícia Civil apreendeu 134 cartões de idosos e indígenas nas mãos de comerciantes. A informação é de que 83 deles eram do programa Bolsa Família. Segundo as investigações, o povo Xerente só conseguia comprar nos mercados da cidade se deixasse os cartões como um tipo de garantia de pagamento.
Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos no comércio de Tocantínia, que fica a 70 quilômetros de Palmas. “Importante frisar que durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão indígenas estavam chegando até o comércio para realizar as compras mensais. A justificativa dos comerciantes para reter esses cartões indígenas e dos idosos seriam pelo inadimplemento dos povos Xerente daquela cidade”, disse o delegado Hismael Athos.
A polícia investiga suspeita de estelionato, associação criminosa, retenção de cartão magnético, que é um crime previsto no estatuto do idoso, além de crimes contra o consumidor. Isso porque também há relatos de que os comerciantes da cidade estavam vendendo produtos aos indígenas com valores acima da média de mercado.
Deixe uma resposta