Placa do Mercosul começa a vigorar no Tocantins

Veículos que já estão emplacados com a placa antiga não são obrigados a mudar imediatamente. Carro zero já sai com novo modelo

A placa Mercosul é obrigatória em todo o País | Foto: Reprodução

O emplacamento de veículos automotores seguindo o padrão Mercosul entrou em vigor no Estado do Tocantins, na terça-feira, 18. Segundo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a nova placa vai substituir o modelo antigo e a troca visa fazer a integração do Brasil com os demais países integrantes da agremiação de nações. A principal vantagem do novo sistema de placas é proporcionar mais segurança ao veículo e aos usuários, devido ao QR Code – Quick Response – que pode ser utilizada para o rastreamento, a validação e a identificação de cada um.

Os veículos que já estão emplacados com a placa antiga não são obrigados a mudar imediatamente. O emplacamento, de acordo com o novo sistema, é obrigatório apenas para os veículos novos em algumas situações específicas, tais como: primeiro emplacamento; transferência de estado; placas que não estejam de acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB); placas danificadas ou furtadas; e mudança de categoria do veículo.
Mudanças

A nova placa continuará com os sete dígitos para identificação, porém com quatro letras e três algarismos – diferente do modelo antigo, e continua com o mesmo tamanho. No lugar da tarja com o município ao qual o veículo pertence, haverá uma faixa azul com a bandeira e nome do país, acompanhado do símbolo do Mercosul no canto superior esquerdo. O fundo será branco, diferente da placa antiga. As cores dos números e das letras alteram conforme a função do veículo.

Cores e funções:
Preto – Particular; Vermelha – Comercial (Aluguel e Aprendizagem); Azul – Oficial e Representação; Dourada – Diplomático/Consular (Missão Diplomática, Corpo Consular, Corpo Diplomático, Organismo Consular e/ou Internacional e Acordo Cooperação Internacional); Verde – Especiais (Experiência/Fabricantes de veículos, peças e implementos); Cinza/Prata – Coleção.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.