PF deflagra “Operação Alcateia” visando desarticular organização criminosa em Araguacema
15 outubro 2020 às 12h02

COMPARTILHAR
Investigação teve início após aporte de informações contendo indícios de que as licitações estariam sendo direcionadas a determinadas empresas vencedoras de várias concorrências no município

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (15) a “Operação Alcateia”, que visa desarticular organização criminosa suspeita de fraudar licitações e desviar recursos através de diversos contratos públicos no município Araguacema.
Aproximadamente 30 Policiais Federais cumprem seis mandados judiciais de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1a Região – TRF1. A investigação teve início após o aporte de informações contendo indícios de que as licitações estariam sendo direcionadas a determinadas empresas que estariam vencendo várias concorrências no município, algumas delas vinculadas a administração municipal e outras supostamente “fantasmas”, algumas delas já investigadas em outras operações policiais.
O grupo criminoso atuaria através do direcionamento de contratos para empresas ligadas aos administradores municipais e da exigência do pagamento de propina das demais, utilizando, inclusive, servidores municipais para executar alguns contratos.
As investigações apontam um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões de reais aos cofres públicos federais, contudo, como foram identificados fortes indícios de desvios em contratos financiados com recursos de outras fontes, o prejuízo causado é ainda maior.
Os investigados deverão responder, nas medidas de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude a licitação, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.