PF cumpre quase 200 mandados contra suspeitos de trazer droga de Bolívia, Peru e Colômbia
26 abril 2023 às 10h32
COMPARTILHAR
Operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira, 26, cumpre quase 200 medidas judicias no Tocantins, a fim de reprimir o tráfico internacional de cocaína oriunda dos países andinos para o Brasil.
A organização investigada é suspeita de adquirir cocaína da Bolívia e do Peru, trazendo a droga para o Brasil por por meio de uma complexa estrutura aérea que desembarcava em pontos estratégicos de Pará, Tocantins e Maranhão. Daí, a cocaína seria distribuída principalmente para São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE).
Além dos municípios brasileiros, o grupo poderia também estar enviando a droga para países europeus, segundo consideração da investigação.
No total, são cumpridos 195 medidas judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva, 95 de busca e apreensão em 14 estados brasileiros, apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores, que pode totalizar R$ 300 milhões, dentre outras medidas judiciais expedidas pela 1º Vara Federal de Araguaína (TO).
Se condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de associação, financiamento e tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional, lavagem de dinheiro praticada por organização criminosa, dentre outros crimes