Pedido de registro de candidaturas movimenta TRE
13 agosto 2022 às 08h47
COMPARTILHAR
Pelo menos cinco candidatos ao governo do Tocantins – Wanderlei Barbosa (Republicanos), que concorre à reeleição, Ronaldo Dimas (PL), Paulo Mourão (PT), Karol Chaves (PSOL) e Carmem Hannud (PCO) – já protocolaram pedido de registro de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e aguardam julgamento. Ainda não deram entrada no pedido de registro os candidatos Luciano de Castro (DC), Coronel Ricardo Macedo (PMB) e Irajá Abreu (PSD).
O TRE já recebeu ao todo, além dos 5 pedidos de registro para governador, também 5 a vice-governador; 6 ao Senado, 6 para 1º suplente e 6 de 2º suplente de senador; 79 para deputado federal e 138 para deputado estadual. Cada agremiação poderá apresentar apenas uma candidatura a governador, a vice e a senador, com os respectivos suplentes.
Para as candidaturas a deputado federal e estadual, cada sigla poderá indicar candidatos no número de todas as cadeiras a serem ocupadas, mais uma. Vale lembrar que a legislação eleitoral prevê que, no mínimo, 30% dessas candidaturas às eleições proporcionais devem ser preenchidas por mulheres. No caso do Tocantins, os partidos e federações têm direito a lançar 9 candidatos a deputado federal e 25 a deputado estadual.
O TRE informa que o prazo para o pedido de registro termina nesta segunda-feira, 15. A determinação está prevista no calendário eleitoral de 2022. Após o registro das candidaturas, o TRE tem um prazo para julgar esses pedidos. Qualquer pessoa ou partido pode pedir impugnação de candidaturas.
De acordo com o calendário eleitoral, 12 de setembro – a 20 dias da data do primeiro turno – é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura e eventuais recursos decorrentes do processo tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelo TRE.