Orientação é para que cidadãos busquem serviços online durante a pandemia

22 março 2020 às 00h00

COMPARTILHAR
Preocupação, neste momento, é evitar ao máximo a proliferação do novo vírus, principalmente entre os públicos mais sensíveis

O Governo do Tocantins conta com diversos serviços on-line disponibilizados aos cidadãos. A orientação governamental, durante a pandemia do vírus Covid-19 (novo coronavírus), é que os usuários de serviços públicos passem cada vez mais a utilizar essa forma de acesso a boletos, consultas, agendamento de atendimento, dentre outros.
A preocupação, neste momento, é evitar ao máximo a proliferação do novo vírus, principalmente entre os públicos mais sensíveis que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são os idosos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, entre outros.
Serviços online
Para ter acesso a todos os serviços que são disponibilizados pelo Governo, basta que o cidadão acesse o site www.portal.to.gov.br e na parte “Serviços on-line” escolha a área de sua preferência: Agricultura, Educação, Finanças, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Servidor, ou Transporte. Também é possível fazer o acesso por meio do endereço www.servicos.to.gov.br.
Dentre os vários serviços oferecidos, está a emissão de boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de Licenciamento de Veículos, de Infração de Trânsito, além de emissão de Guia de Transporte Animal (GTA), e abertura de processos referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
É possível, também, consultar as escalas e plantões médicos, registrar Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Virtual, ter acesso aos serviços da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), do Procon/TO, da Ouvidoria do Estado, e da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz), por exemplo. Além de acesso às vagas de empregos disponibilizadas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Outro serviço muito utilizado pelos tocantinenses que está com processo mais ágil e on-line é a emissão da Carteira de Identidade (Registro Geral – RG). Através do site http://iito.ssp.to.gov.br/agendamento, o usuário pode fazer o cadastro pelo computador, tablet ou celular e marcar a data e a hora do atendimento, além de responder a um formulário com dados pessoais. Ao final das perguntas, o protocolo de atendimento de agendamento será gerado.
Já o “SOS 193 – Qual a sua emergência?”, do Corpo de Bombeiros Militar, tem o objetivo de auxiliar a população a salvar e preservar a vida humana, oferecendo orientações sobre as medidas básicas a serem adotadas até a chegada da equipe dos bombeiros. A proposta do software é fornecer conhecimento de primeiros socorros à população em geral e estreitar a relação entre bombeiros e sociedade.
O aplicativo “Alerta 199 – Defesa Civil do Tocantins” foi desenvolvido com o intuito de informar e alertar a população sobre situações de risco e como proceder, além de ser um meio de comunicação entre a Defesa Civil Estadual e a sociedade.
Tudo relacionado ao trabalho e ao emprego pode ser visualizado no “SINE Fácil”. Por meio do aplicativo, é possível verificar vagas de emprego de acordo com o local de residência e perfil profissional do trabalhador, além de fazer agendamento. Também é possível pesquisar serviços como Seguro Desemprego, vínculos empregatícios do trabalhador e consultar Abono Salarial.
Já o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) tem em favor do cidadão o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) que, embora de abrangência nacional, é de grande importância para os motoristas. Mais informações em: https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/#saiba.