Opera Tocantins realiza 70 cirurgias com meta de fechar outubro com mais de 150 procedimentos

Procedimentos são realizados em diversas unidades hospitalares do Tocantins, sempre em horários diferenciados, fora da carga horária ordinária

Esta é a segunda edição, que já realizou cerca de 70 procedimentos nós últimos dez dias | Foto: Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde está realizando o Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar, o “Opera Tocantins”. Esta é a segunda edição, que já realizou cerca de 70 procedimentos nós últimos dez dias, diminuindo o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos no Estado. No mês de outubro está prevista a realização de mais de 150 cirurgias.

Os procedimentos são realizados em diversas unidades hospitalares do Tocantins, sempre em horários diferenciados, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno e madrugada.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, esta é uma ação que trará benefícios aos pacientes, reduzirá procedimentos de emergência, além de redução de despesas ao SUS e às famílias. “Estamos mudando a forma de realizar os procedimentos no Tocantins, além de diminuir a demanda de cirurgias eletivas com o Opera Tocantins, estamos ampliando a quantidade de cirurgias realizadas dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP), principalmente reduzindo o tempo de internação, que já chega a 20 dias. Antes a média era de 45 dias. Mais de 400 procedimentos ortopédicos foram realizados no último mês, hoje não temos pacientes internados no HGP aguardando por cirurgias no pé e tornozelo, estamos comprometidos com o usuário do SUS no Tocantins.”

Especialidades contempladas
Este ano, as especialidades contempladas no Opera Tocantins para realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos são: cirurgia geral (1.275), ortopedia (1.340), ginecologia (468), cabeça e pescoço (296), urologia (425), vascular (95), oncologia (196), mastologia (36), otorrino (27), plástica (113), pediátrica (328), torácica (8), oftalmologia (171), cardiologia (168), neurologia (96), bariátrica (52), proctologia (50) e bucomaxilo (28), totalizando mais de cinco mil operações.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.