Olyntho Neto comemora retomada do tratamento de radioterapia em Araguaína

Atendimento começa na segunda-feira, 12, em cumprimento a acordo judicial e vai beneficiar, principalmente, moradores da região Norte do Estado

Deputado Olyntho Neto (PSDB) | Foto: Koró Rocha

O deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) comemorou a notícia obtida junto à Secretaria Estadual da Saúde, que a partir de segunda-feira, 12, os tratamentos de radioterapias serão retomados em Araguaína. Segundo a Pasta, este foi um acordo firmado com a Justiça na segunda-feira, 5, homologado pela juíza da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos, da Comarca de Araguaína, Milene de Carvalho Henrique.

O secretário Executivo (sub-secretário) da Pasta, Quesede Ayres, explicou o processo: “A instalação de uma nova máquina de radioterapia envolve muitas questões burocráticas e de segurança, já que para a instalação do equipamento foi necessário a ampliação e adequação do bunker (uma sala específica para instalar a máquina), contratação de profissionais especializados escassos no mercado como Físico em Medicina e médico radioterapeuta, autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), além de técnicos vindos de fora do país para instalar o equipamento”.

O deputado tucano enfatizou, por fim que, “essa é uma luta nossa e de toda a bancada de Araguaína, dos deputados Elenil da Penha, Jorge Frederico, Issam Saado, Delegado Rerisson e da deputada Valderez Castelo Branco. Os pacientes de Araguaína e toda a região norte do Estado dependem desse atendimento. São famílias que sofrem tendo que viajar para fora do Estado e agora poderão realizar todo o tratamento oncológico aqui no Tocantins”, disse.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.