Novo Secretário da Indústria e Comércio, Tom Lyra se reúne com o presidente da Fieto

Foram discutidos temas como benefícios fiscais, regulamentação do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e situação dos distritos industriais

Roberto Pires e Tom Lyra | Foto: Flávio Cavalera/ Governo do Tocantins

Com o objetivo de estreitar relações com o segmento industrial, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, se reuniu na quinta-feira, 21, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, na sede da entidade.

Foram debatidos temas como benefícios fiscais, com destaque sobre a situação dos Termos de Acordo de Regime Especial (Tare), regulamentação do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), situação dos distritos industriais que se encontram sub judice e o trabalho de atração de investimentos.

Roberto Pires enalteceu a escolha do governador Mauro Carlesse (DEM) por Tom Lyra, para comandar a secretaria. Ele disse que recebeu a notícia com muita alegria, por conhecer o secretário há anos e ter consciência do seu poder de promover uma grande evolução na Secretaria da Indústria e Comércio. “É uma pessoa que viajou por diversos países e tem toda a credibilidade do segmento industrial e tenho a certeza que vai somar muito na atração de grandes empresas para o desenvolvimento econômico do Tocantins”, afirmou.

O presidente da FIETO pediu o empenho do secretário para solucionar a situação de distritos industriais que se encontram com os processos judiciais travados na Justiça. Pires sugeriu, ainda, que o secretário intermediasse ações junto ao governador para que o Tocantins também possa receber investimentos do Banco de Desenvolvimento do BRICS, que já estão sendo feitos nos estados do Pará e Maranhão.  Pires sugeriu ainda que o órgão reforce as ações de divulgação do potencial logístico do Estado.

Ao final, ficou definido que uma das ações que precisam ser feitas imediatamente será marcar uma reunião com o Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO),  para discutir a situação do Fundo de Desenvolvimento Econômico. A  Fieto também se comprometeu a apresentar um diagnóstico sobre o setor industrial no Estado para subsidiar uma agenda futura da secretaria.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, a reunião foi importante por promover, de imediato, uma aproximação com órgão e ouvir as principais demandas do segmento. “Foi importante também saber que a Fieto irá apoiar as nossas ações e estará junto conosco nesta caminhada”, comemorou Tom Lyra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.