Ministro Raul Jungmann visita instalações do Exército em Palmas

Foto: Divulgação

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, esteve em Palmas na quarta-feira, 17, quando realizou visita às instalações do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. O ministro foi recebido pelo vice-governador, Wanderley Barbosa, pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Ubaldo Monteiro Barbosa, e demais integrantes da Diretoria da Segurança Pública do Tocantins.

O ministro prestigiou os treinamentos realizados pela Polícia Militar, pelo Corpo de Bombeiros e pelo Exército Brasileiro. Por ocasião do acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Segurança Pública e da Defesa, o documento deu origem ao Sistema Único de Segurança (Susp), que tem por objetivo oferecer treinamento e cooperação nas áreas de inteligência e logística entre o Exército brasileiro e as demais forças de segurança do Tocantins.

O sistema trata a Segurança Pública de forma unificada, possibilitando maior integração entre os Estados, com uma maior e mais efetiva participação da União, o que permitirá uma melhor distribuição de recurso públicos, propiciando mais qualidade técnica e profissional às forças de segurança estaduais.

Após ser recepcionado pelas autoridades estaduais, o ministro e sua comitiva assistiram, no estande de tiros e campo de treinamento do Exército, à apresentação de exercícios demonstrativos com armas de munição não letal e explosivos para controle de distúrbios realizados por policiais militares e bombeiros, orientados por militares do Exército.

Embora os treinamentos estejam ocorrendo em todos os estados do Brasil desde o mês de abril de 2018, data da assinatura do acordo de cooperação, esta é a primeira vez que Raul Jungmann visita um dos locais de treinamento, sendo Palmas a cidade escolhida para acompanhar de perto as capacitações.

“Nós estamos aqui para participar de uma capacitação conjunta das forças de segurança, que está sendo promovida pelo Exército Brasileiro às forças de segurança do Estado, com o objetivo de melhorar a qualidade de intervenção de combate ao crime organizado, com a utilização de equipamentos de atuação conjunta, para que os órgãos de segurança possam reduzir a violência que é a vontade e o desejo de todos aqueles que vivem no Estado”, frisou.

O ministro também mencionou que recebeu as demandas da Segurança Pública do Estado e prometeu atuar em favor das pautas levantadas. “Já marcamos uma reunião, em Brasília, com o secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Ubaldo, para que possamos analisar esses pleitos e procurar equipar, ajudar, fortalecer e capacitar às forças de segurança do Tocantins, pois esse é o papel do Sistema único de Segurança e do nosso Ministério”, ressaltou Jungmann.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.