Reserva da biosfera reconhecida pela Unesco, com cerca de 20 mil quilômetros, tem seus rios praticamente secos devido à falta de chuva na região

Ilha do Bananal: castigada pela estiagem | Foto: Divulgação
A intensa estiagem no Tocantins transformou completamente a paisagem e começa a ameaçar a fauna e flora da Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do planeta. A falta de chuvas fez rios inteiros ficarem praticamente secos. Na foz do rio Javaés onde se encontra o Araguaia, restam apenas bolsões de água em um trecho que se estende por 10 quilômetros.
A ilha tem cerca de 20 mil quilômetros de extensão e é uma reserva da biosfera reconhecida pela Unesco. A terra se divide entre a reserva indígena Parque do Araguaia e o Parque Nacional do Araguaia. O local é considerado uma zona úmida de importância internacional pela biodiversidade que abriga.
Para os animais, a falta de chuvas pode acabar representando a morte. Em um dos lagos que ainda têm água, centenas de jacarés se escondem. As queimadas também prejudicam a natureza e destruíram parte da mata ciliar. 15 brigadistas do Ibama, entre eles indígenas e homens que vieram da Bahia, ajudam no controle. Eles vivem acampados na ilha para monitorar a situação mais de perto.
Deixe um comentário