Líderes do PT e MDB se reúnem para fortalecer campanha de Lula no segundo turno
14 outubro 2022 às 12h06
COMPARTILHAR
Os líderes do MDB, o ex-deputado federal Derval de Paiva, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Miranorte, Abrão Costa; o ex-secretário de Segurança Pública, Herbert Buti e o ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, chamados internamente de “autênticos”, se juntam à militância do PT para reforçar a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles estiveram reunidos com o coordenador da campanha de Lula no Tocantins, ex-deputado, Paulo Mourão, nesta quarta-feira, 12, para traçar estratégias de campanha nesta reta final do segundo turno.
No momento mais decisivo da campanha presidencial o PT no Tocantins recebe o apoio de partido do MDB que não acompanhou a decisão do partido de fazer aliança com o PL no Estado. O grupo de apoio a Lula no Estado já conta com o envolvimento de outros partidos, como o PV, PCdoB, PSOL, Rede, PSB, PDT, bem como de lideranças do Cidadania e Solidariedade.
Participaram do encontro Raul Filho, Derval de Paiva e Herbert Buti, do MDB e Rute Caetano, assessora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet); os professores Adão Francisco, Edy César, Valdecy Rodrigues, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), jornalistas e outros convidados.
Para o coordenador da campanha, Paulo Mourão, “esse é um apoio muito importante para o Tocantins, junto com os outros partidos, vamos buscar mais votos em todos os bairros, setores, ruas, sobretudo, nos municípios onde o ex-presidente Lula não venceu no Estado e a partir de agora, esse é um compromisso de todos nós de melhorar os percentuais do nosso candidato aqui no Tocantins”, pontuou Mourão.
Raul Filho avalia que “atualmente, vivemos uma divisão ideológica no País e por isso precisamos construir uma pauta para que as pessoas entendam a importância de Lula ser o presidente do Brasil”, enfatizou o ex-prefeito se colocando à disposição para a efetivação da ideia. Derval de Paiva, que já vinha apoiando a campanha de Lula para presidente aponta que “o apoio do MDB nesse momento vem ao encontro da necessidade de salvar o País”, afirmou.
Estratégias
Durante o encontro o grupo debateu sobre a força que representa o trabalho do corpo a corpo, porém considerou de extrema urgência a necessidade de ações para combater as fake news que segundo eles, acabam confundindo a decisão dos eleitores. Todos defenderam a ideia de reforçar as estratégias de cada dia conquistar novos votos, estabelecendo diálogo com todos os segmentos da sociedade, principalmente, sem esquecer a importância de manter os apoios conquistados nos pequenos municípios.
Resultado 1º turno
Lula venceu no Tocantins. Conquistou 434.303 votos, correspondendo a 50,40% dos votos válidos. Bolsonaro somou 379.149 votos, o que corresponde a 44,00% dos votos válidos. O colégio eleitoral do Tocantins, com 1.094.003 eleitores, é o quarto menor do País, representa apenas, 0,7% do eleitorado do Brasil, que totaliza 156.454.011 brasileiros aptos a votar.