*Matéria originalmente publicada em 01 janeiro 2023

Três jornalistas alemães – Gebine Doenecke, da National Geographic; Christian Müeckl, do jornal Nürnberger Nachrichten, da Alemanha e Ulrieke Wiebrecht, do periódico alemão Welt – passaram cinco dias no Jalapão, explorando as belezas de um dos destinos ecoturísticos mais cobiçados do mundo.

Os profissionais vieram ao Brasil a convite da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e contou com o apoio do governo do Tocantins, por meio da secretaria de Cultura e Turismo do Estado (Sectur). Essa foi a 11ª edição da Press Trip de 2022, a primeira edição no Tocantins.

O destino da comitiva foi o Parque Estadual do Jalapão. O objetivo, apresentar as belezas naturais da região, bem como proporcionar vivências com comunidades locais e oportunizar um turismo ecológico, a fim de fomentar a visitação dos turistas estrangeiros ao Brasil.

A agenda teve início com uma vista ao distrito turístico de Taquaruçu, que integra o destino Serras e Lago, de Palmas. Na ocasião, o secretário da Cultura e Turismo do Tocantins, Hercy Filho, recepcionou os convidados e falou sobre a importância da realização da Press Trip. “Esse é um momento de grande importância para o nosso Estado. Essa iniciativa é uma ótima oportunidade de promover os destinos turísticos do Tocantins. Através desta ação, conseguimos mostrar aos órgãos de imprensa da Europa, toda a riqueza das belezas naturais tocantinenses”, destacou.

Roteiro

A aventura do grupo teve início numa quinta-feira, 15, com a partida de Palmas rumo à Pedra Furada, na região de Ponte Alta. Um dos atrativos que integram o destino Jalapão. Representando a revista mundialmente conhecida National Geographic, a jornalista Gebine Doenecke classificou a Pedra Furada como “mágica” e relatou estar impressionada com tanta beleza, sobretudo por ser a primeira vez que veio ao Brasil. “Vi dunas maravilhosas e cachoeiras esplêndidas. Quero falar para todos os meus leitores”, disse, na oportunidade.

O jornalista Christian Müeckl se mostrou impressionado com a formação rochosa do ponto turístico. “Eu amei a serra, com aquelas pedras e os buracos. Os animais que vimos, como a cobra e os pássaros. Todo dia você vê algo novo, inclusive coisas que você só via nos livros e na TV. Aqui você vê na vida real e isso é fascinante. A natureza é o ator principal desse grande filme chamado Jalapão”, relatou o repórter que escreve para o Nürnberger Nachrichten, um dos maiores jornais regionais da Alemanha.

Além de caminhar pelas Dunas os visitantes ainda puderam contemplar a Serra do Espirito Santo | Foto: Reprodução

O grupo pernoitou em Ponte Alta e deu sequência à viagem na manhã do dia seguinte, sexta, 16, com destino ao Cânion Sussuapara. Promovendo o primeiro momento gastronômico da Press Trip, o grupo almoçou na Comunidade Rio Novo. Gebine Doenecke experimentou o pequi, o que classificou como “muito gostoso” e identificou um sabor “adocicado” da fruta típica do cerrado. Após o almoço, todos foram para um banho na prainha do Rio Novo e, depois, seguiram para conhecer as Dunas. Apesar da chuva, a beleza do local não deixou de impressionar. Além de caminhar pelas Dunas os visitantes ainda puderam contemplar a Serra do Espirito Santo. A Serra está localizada ao lado das Dunas e é considerada a responsável pela formação do parque de areia. A rocha sofre de maneira perfeita a ação do vento que faz com que todo o material da erosão seja depositado no mesmo lugar, formando assim as dunas. Um fenômeno único no cerrado brasileiro. O dia terminou com descanso em Mateiros.

A visita à comunidade Mumbuca era a atração mais aguardada pela jornalista Ulrieke Wiebrecht, do periódico alemão Welt, e aconteceu no sábado, 17. A jornalista tem vasto conhecimento do país e já esteve no Brasil por diversas vezes, inclusive fala fluentemente o português brasileiro. “O que eu mais gosto no Brasil é o contato humano com as pessoas. As visitas que fizemos aos quilombos, eu gostei muito e acho interessante sabermos disso. Foi uma experiência muito bonita. No Brasil, o contato humano é sempre algo que nos marca muito”, pontuou ao lembrar que, neste mesmo dia, também houve um jantar oferecido pela Comunidade Quilombola do Prata. Antes do jantar na comunidade, os jornalistas puderam conhecer os encantos dos Fervedouros das Macaúbas e do Bela Vista, onde tiveram a oportunidade de pernoitar.

O grupo participou de um rafting nas águas do Rio Soninho | Foto: Reprodução

Para finalizar a Press Trip oportunizada pela Embratur, com apoio da Sectur e logística da Mukaú Expedições, o grupo participou de um rafting nas águas do Rio Soninho, almoço no Parque Encantado, com receptivo e brunch em Taquaruçu, já de volta a Palmas, no domingo, 18. Os jornalistas alemães voltaram para seu destino na segunda-feira, 19.

O Jalapão é um dos destinos mais cobiçados do ecoturismo e cada vez mais atrai turistas de todo o mundo. Segundo dados do Observatório do Turismo do Tocantins que monitora o fluxo turístico nos principais destinos do Estado revela que mais de 50 mil turistas visitaram ao Jalapão este ano. Os atrativos preferidos são Dunas e Cachoeira da Velha.

Press Trip

Para mostrar o Brasil e suas belezas a mercados estratégicos, a Embratur realizou 11 press trips em 2022. Entre janeiro e novembro, participaram das ações jornalistas e influenciadores da Espanha, Chile, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Colômbia e Uruguai. Entre os estados visitados, destacam-se Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul.

“As press trips são ferramentas essenciais de relações públicas por permitirem aos comunicadores estrangeiros a experimentação dos destinos brasileiros in loco. O contato dos convidados com o ecoturismo, cultura, gastronomia, entre outros segmentos encantadores para o turismo é decisivo para que o público alemão tenha ainda mais interesse em vir ao Brasil e ao estado do Tocantins”, afirmou o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

Regiões Turísticas do Tocantins

O Tocantins conta com sete destinos turísticos – Encantos do Jalapão, Lagos e Praias do Cantão, Ilha do Bananal, Serras Gerais, Serras e Lago de Palmas, Bico do Papagaio e Vales dos Grandes Rios – cada um mais encantador que o outro. Todos dispõem de boa infraestrutura, acesso fácil e equipamentos turísticos que atendem bem ao fluxo de visitantes. Os destinos do Tocantins se enquadram nos segmentos de turismo de experiência, vivência gastronômica, turismo de aventura e turismo de natureza. Recomendados para quem gosta de aventuras no contato com a natureza e experimentar vivências de uma cultura rica e diversificada, com traços originais.