Governo reforça segurança com entrega de aeronave e caminhão-tanque

Solenidade foi realizada no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas

Aeronave Cessna 210 foi apreendida pela Polícia Federal numa operação em 2015 | Foto: Governo do Tocantins

O governo do Tocantins entregou na quarta-feira, 5, uma aeronave para a Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) e um caminhão tanque para abastecimento de aeronaves para a Companhia Independente de Operações Aéreas (Ciopaer), ligada à Secretaria de Segurança Pública do Estado. A solenidade de entrega ocorreu no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, e contou com a presença do vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa (PHS), do comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, do secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, e outras autoridades.

A aeronave Cessna 210 foi apreendida pela Polícia Federal numa operação em 2015 e trata-se do modelo ideal para grupamentos policiais. É um avião versátil com baixo custo de manutenção. O monomotor tem capacidade para transportar seis pessoas e voar em linha reta horizontal acima dos 300 km por hora, detém ainda autonomia de até nove horas de voo ininterruptas, o que possibilita a execução de operações policiais imediatas e rápido apoio aos locais mais longínquos do Estado.

A doação do caminhão-tanque-abastecedor, cuja capacidade é de 400 litros, para Companhia Independente de Operações Aéreas faz parte de um projeto do governo do Tocantins de reaparelhamento da Secretaria de Segurança Pública. O veículo foi adquirido por meio de recursos de convênio entre os governos federal e estadual. Com essa doação, o Ciopaer terá sua autonomia da aeronave aumentada a fim de suprir as demandas para o fornecimento de combustível, além das sedes que são Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.

“Não há outra maneira de combater a criminalidade sem a capacitação e aparelhamento da segurança pública. A aviação de segurança pública tem o foco de trazer mais segurança à sociedade e o governador Carlesse traz essa missão: quer uma polícia aparelhada, rápida, ágil e que a criminalidade seja combatida de maneira eficaz”, reforçou o vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa. 

Para o secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, o recebimento de mais uma aeronave e de um caminhão-tanque para o abastecimento fortalece muito as ações das polícias. “Neste processo de fortalecimento da segurança, a atuação interinstitucional, a integração entre as forças e o Judiciário, bem como o apoio recebido pelo governo, são fatores preponderantes para que a aviação de segurança pública continue sendo destaque na área da segurança e salvamento”, enfatizou o secretário.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.