O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) lançou no domingo 17, no povoado do Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão, o selo comemorativo dos 35 anos do estado do Tocantins. O lançamento foi durante a Festa da Colheita do Capim-Dourado, que aconteceu neste final de semana, em São Felix. O governador esteve acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero e do secretário de Turismo Hercy Filho.

O selo conta com marcas compostas por traços que remetem à identidade do governo, com as cores amarela, azul e branca da bandeira do Estado, também presentes no nome da música que será o lema da campanha dos 35 anos de criação do Estado.

Durante a visita ao Jalapão o governador Wanderlei Barbosa inaugurou obra, um posto de saúde no povoado de Mateiros e anunciou a abertura de estrada ligando o povoado à comunidade de Boa Esperança. “Queremos proporcionar essa condição de mobilidade mais rápida para a população local e favorecer muito mais o turismo na região do Jalapão”, disse o governador.

“O capim-dourado para nós é vida; ele transformou a vida do nosso povo do Mumbuca e do Tocantins. Ganhou o mundo com dona Miúda e, hoje, representa a arte e guarda essa tradição deixada pelos nossos antepassados, guardada com muito carinho, que agora representa também a nossa sobrevivência; é o coração da nossa economia, coração da nossa cultura”, ressaltou a diretora-executiva da Associação de Artesãos e Extrativistas do Povoado do Mumbuca, Railane Ribeiro.

Noêmia Ribeiro, mas conhecida como doutora, filha de dona Miúda, além de moradora mais antiga do lugar, é uma das personagens mais conhecidas na comunidade e não mede palavras para enaltecer a importância do capim-dourado para o povoado. ” Com o capim-dourado e o trabalho da minha mãe, nós conhecemos muitos lugares e nossa arte, hoje, é conhecida no mundo inteiro.

A secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, destacou a Festa da Colheita do Capim-Dourado como um exemplo para as demais comunidades. “Um evento desse é único e exemplo para todas as comunidades dos povos tradicionais e é muito importante a presença do governador Wanderlei Barbosa. É uma demonstração de comprometimento com as nossas raízes, com a beleza cultural, com o fortalecimento de tudo que é nosso, povos tradicionais, quilombolas e indígenas. Essa festa é símbolo, mostra toda a força e a resistência do povo quilombola”, comenta a gestora.

Tocantins 35 anos

Ainda durante a visita ao Jalapão o governador Wanderlei Barbosa convidou a comunidade para participar das comemorações dos 35 anos de criação do estado do Tocantins e aproveitou para anunciar os artistas confirmados para animar a grande festa:  Anavitória, Maiara e Maraisa, Evoney Fernandes, Rick e Renner, Luana Prado e Flaguim Moral.