Governador entrega centro cirúrgico em Alvorada

19 agosto 2017 às 17h42

COMPARTILHAR

Desde segunda-feira, 14, o novo centro cirúrgico do Hospital de Referência de Alvorada (HRA) passou a contribuir para desafogar os hospitais do entorno, em especial o Hospital Regional de Gurupi (HRG). A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, ao destacar ainda que o espaço será utilizado para realização de mutirões de cirurgias.
“Esse é um hospital do Estado e como tal tem que beneficiar os pacientes do Estado e não apenas determinados locais. O objetivo da reforma e da entrega desse centro cirúrgico, feita pelo governador Marcelo Miranda, é para que a gente possa fazer mutirões de cirurgias eletivas, realizar cirurgias de baixa e média complexidade e, consequentemente, desafogar os hospitais do entorno, especialmente o de Gurupi. Alvorada também vai funcionar como unidade de retaguarda para pacientes crônicos que estão em Gurupi. Todos serão beneficiados”, declarou o secretário.

Naires Cordeiro, dona de casa e moradora do município de Talismã, foi a primeira a passar por procedimento cirúrgico no novo espaço. Há algum tempo, ela esperava para fazer cirurgia de laqueadura e, com a entrega do centro cirúrgico, pôde ser beneficiada. “Ficou muito bom esse centro cirúrgico aqui, muito melhor do que eu ter que me deslocar para Gurupi. Ficar perto de casa é muito melhor, além disso, o atendimento aqui foi ótimo”, disse, contente.
O governador ressaltou que o governo tem trabalhado muito para fortalecer cada vez mais os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins e agradeceu pelas parcerias. “Ao entregar esse espaço, estamos beneficiando o paciente, que é nossa principal preocupação. É fato que nós enfrentamos uma crise, por isso agradeço aos parceiros que fizeram doações e colaboraram para que pudéssemos entregar esse centro. Estou muito satisfeito com o apoio dos prefeitos, dos congressistas, da Assembleia, porque o espírito tem que ser de colaboração para fortalecermos ainda mais a Saúde”, ressaltou o governador.
O prefeito de Alvorada, Paulo Antônio de Lima Segundo (PSD), disse que a entrega do centro cirúrgico “é realmente uma grande vitória e vem para fortalecer a parceria entre o município e o Estado”. A médica clínica-geral Ana Karina de Andrade Ferreira, que atua há quatro anos no HRA, destacou que a entrega desta obra mostra que o governo não baixou a cabeça para as dificuldades impostas pela crise econômica que o país vem enfrentando. “Administrar na crise não é fácil. Nós temos exemplos de Estados que estão pagando os funcionários à prestação. Esse é um hospital com uma boa estrutura, onde se come bem, que é bem administrado e isso só é possível porque temos gestão forte. O governo está de parabéns por mostrar que administrar na crise é complicado, mas é possível”, enfatizou.
Além da reativação do centro cirúrgico, na unidade, também foram realizadas melhorias nos repousos médico e da equipe de enfermagem, reforma e ampliação da recepção, melhoria das instalações hidráulicas e elétricas, reforma dos banheiros e das enfermarias, que receberam aparelhos de ar-condicionado. Essas adequações, além de melhorar o atendimento, estão oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na unidade.