Filiação de Wagner Rodrigues ao UB embola sucessão em Araguaína
29 outubro 2023 às 00h02
COMPARTILHAR
Alvaro Vallim
A filiação do atual prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, ao União Brasil, partido presidido no Tocantins pela senadora Dorinha Seabra, coloca em xeque várias questões no quadro da disputa eleitoral de 2024. A mais evidente é que Wagner foi eleito pelo Solidariedade com apoio irrestrito do ex-prefeito Ronaldo Dimas (PL), que é declaradamente oposição ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que, por sua vez, tem como uma de suas aliadas de primeira hora justamente a professora Dorinha.
O Republicanos, por sua vez, já tem um pré-candidato declarado à Prefeitura de Araguaína: é o deputado estadual Jorge Frederico, que não tem medido esforços para fazer oposição ao atual prefeito Wagner Rodrigues.
Uma suposição foi aberta recentemente: a de que Wagner poderia ter Jorge Frederico como vice. Mas essa tese não se sustenta por vários motivos. O sinal mais claro dessa impossibilidade foi dado recentemente, quando o prefeito exonerou Jean Frederico, tio do deputado Jorge Frederico, mas que estava no Paço de Araguaína desde a gestão de Ronaldo Dimas.
O motivo da exoneração de Jean Frederico seria uma foto publicada em que ele aparece junto ao governador Wanderlei Barbosa. A um site local, Jean já disse que a melhor opção para a prefeitura é o sobrinho, embora ele próprio tenha contrariado toda a família anteriormente e, depois, apoiado Dimas e Wagner.
Efeito Guimarães
Mas a eleição de Araguaína terá também outros candidatos e um que está movimentando a cidade é o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos). Com grande poderio econômico, promove festas e eventos dos quais até os adversários participam.
A novidade sobre o parlamentar é que há comentários de que ele pode mudar de partido em breve, embora nada oficial tenha sido anunciado. Isso porque há outro pré-candidato no partido, já citado anteriormente – o deputado estadual Jorge Frederico.
A possível movimentação seria uma filiação de Guimarães ao MDB, cujo presidente no Tocantins, o ex-governador Marcelo Miranda, foi chamado a Brasília para uma reunião com o presidente nacional da legenda, o deputado federal Baleia Rossi (SP). Entretanto, Miranda descartou que a filiação de Alexandre Guimarães tenha sido tratada na reunião. “Sobre filiações especificas não tratamos, mas será bem-vindo qualquer líder que queira se filiar ao MDB”, disse o ex-governador a veículos de imprensa do Tocantins.Candidato de Lula
O ex-deputado Célio Moura (PT) é outro que anda se movimentando para se candidatar à Prefeitura de Araguaína em 2024. Além de suas andanças pela cidade, tem se movimentado pelo Estado entregando máquinas para associações de agricultores familiares e falando com prefeitos, haja vista que recursos indicados por ele em 2022 estão sendo entregues somente agora. Além disso, tratores e implementos para as associações que deveriam chegar ano passado só foram enviados este ano pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Então, Célio segue como se ainda fosse deputado, mas com um olho na Prefeitura e outro na possibilidade de voltar à Câmara, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) retome o julgamento sobre a distribuição das sobras dos votos na eleição de 2022.