Na semana passada, o Jornal Opção informou que outro nome que passaria a integrar, com relevância, a lista de pretensos candidatos à Prefeitura de Palmas seria o do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), aliado e correligionário do governador Wanderlei Barbosa. Tudo se confirmou nos últimos dias.

Ayres havia acabado de assumir o comando do diretório do partido na capital tocantinense, já dentro da tática do Palácio Araguaia de articular sua candidatura pela base governista. Com o peso da máquina, já entra na disputa como um pré-candidato fortíssimo e favorito a uma das vagas no segundo turno – pela primeira vez em sua breve história, Palmas terá eleitorado em número suficiente para uma eleição em duas etapas.

Ricardo Ayres é originário de Goiânia, mas reside no Tocantins há muitos anos. Ele se formou em Direito e possui pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ayres já ocupou dois importantes cargos políticos: foi Secretário de Estado da Juventude durante o governo de Marcelo Miranda e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano durante o segundo mandato do ex-prefeito Carlos Amastha.

Em 2010, Ayres concorreu a sua primeira eleição para deputado estadual, mas ficou como suplente. Posteriormente, assumiu o cargo durante a legislatura. Em 2014, foi eleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e reeleito em 2018, também pelo PSB, após ter obtido 17.024 votos. Ele cumpre o primeiro mandato como deputado federal, tendo como principais bandeiras a defesa dos municípios, a regularização fundiária, o direito à educação de qualidade e investimentos em projetos destinados à juventude.

Ricardo Ayres tem berço na política: é de família tradicional, bisneto de Francisco Ayres, o Dr. Chiquin, médico de Porto Nacional, que, ainda no período chamado de República Velha exerceu a série de sete mandatos de deputado federal pelo norte de Goiás.