Emendas parlamentares são liberadas pelo governo e garantem Carnaval no interior

Coube à Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) a análise dos projetos, parecer jurídico e liberação dos valores junto à Secretaria da Fazenda

Arraias e Dianópolis, dois municípios com grande tradição foliã também contam com esse aporte por meio de suas prefeituras

Arraias e Dianópolis, dois municípios com grande tradição foliã também contam com esse aporte por meio de suas prefeituras | Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins

Além do 1º CarnaPraça 2020, com atrações regionais e nacionais na Praça dos Girassóis, em Palmas, outras 15 atividades ligadas ao Carnaval em 11 municípios contarão com a liberação de emendas parlamentares. Coube à Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) a análise dos projetos, parecer jurídico e liberação dos valores junto à Secretaria da Fazenda, bem como a fiscalização in loco da correta aplicação das verbas.

“A atuação da Adetuc no controle na análise da documentação e fiscalização é fundamental no ordenamento das emendas, um trabalho de parceria fundamental, que poucas pessoas conhecem”, enfatizou Tom Lyra, secretário de Indústria, Comércio e Serviços e também presidente da Agência. Ele destacou que, além de diversão, festas populares como o Carnaval promovem a geração de emprego e renda nos municípios.

Folias

Ainda na capital, outros dois projetos animarão a população e turistas: o Carnaval das Arnos, por meio do Instituto Sociocultural Comunica Tocantins (INSCCTO) e o Carnaval da Paz em Taquari, pela Associação de defesa contra a fome de Palmas (Asdeconf).

Arraias e Dianópolis, dois municípios com grande tradição foliã também contam com esse aporte por meio de suas prefeituras. O Carnaval Entrudo, de Arraias, terá programação de 21 a 25, com shows todas as noites e a orquestra de metais que carrega os foliões pelas ruas da cidade ao longo do dia, com direito a muitos banhos. Os tradicionais blocos de rua dividirão as atenções dos foliões com 16 atrações musicais.

Já Porto Nacional foi beneficiado com duas propostas

Já Porto Nacional foi beneficiado com duas propostas | Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins

Em Taguatinga, o Instituto Cidadania Amazônia promove CarnáTagua, com shows ao vivo todas as noites, aos ritmos do axé, frevo e swingueira.

Já Porto Nacional foi beneficiado com duas propostas. A Prefeitura Municipal e o INSCCTO realizam o CarnaFolia 2020, com nove atrações musicais, a participação de blocos carnavalescos, a escolha do Rei Momo e das Rainhas do CarnaFolia e da Melhor Idade. Outro destaque será o Desenterro da Boiúna, que sai da Praça da Catedral, no Centro Histórico, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade com os Bonecos Gigantes.

As cidades de Babaçulândia, Pium, Ananás, Campos Lindos, São Salvador e São Miguel do Tocantins também contarão com folias carnavalescas em parceria com as prefeituras. As emendas foram liberadas pelos deputados estaduais Claudia Lelis (PV), Cleiton Cardoso (PTC), Issan Saado (PV), Ivory de Lira (PCdB), Jair Farias (MDB), Léo Barbosa (SD) Luana Ribeiro (PSDB), Nilton Franco (MDB), Vanda Monteiro (PSL), Valdemar Jr (MDB) e Valderez Castelo Branco (Progressistas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.