Em Gurupi, via de integração da cidade terá nome de Siqueira Campos

09 julho 2023 às 00h00

COMPARTILHAR
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), encaminhou ao Legislativo na sexta-feira, 7, um projeto de lei que dá o nome do primeiro governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, à Via da Integração, obra de ligação estrutural entre as regiões leste e oeste do município. A homenagem, segundo a prefeita, é uma forma de fazer justiça ao estadista que conseguiu realizar o sonho do povo nortense, criando o Tocantins.
A prefeita, em sua justificativa, aponta que “o e projeto de lei consiste em justíssima homenagem ao grande estadista José Wilson Siqueira Campos. Como chefe do Poder Executivo, realizou enormes feitos para o engrandecimento do Tocantins, grandes avanços para toda a população do Estado”, diz Josi Nunes, que destaca ser do político constituinte a emenda que garantiu a criação da mais nova unidade da federação
Josi Nunes, filha do ex-prefeito de Gurupi Jacinto Nunes, que teve atuação destacada na mobilização popular pela criação do Tocantins, construiu uma trajetória política em oposição ao ex-governador Siqueira Campos durante mais de 20 anos em atuação do Legislativo estadual. Herdeira política do MDB, Josi teve de se aliar ao siqueirismo para conquistar a prefeitura de sua cidade. Josi foi eleita prefeita de Gurupi em 2020, com apoio decisivo do então governador Mauro Carlesse.
O projeto da prefeita amplia as homenagens políticas ao ex-governador Siqueira Campos, que já virou nome do Palácio Araguaia por decisão da Assembleia Legislativa e passa agora a se chamar Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos e pode ainda dar nome à ponte sobre o Rio Araguaia, ligando Xambioá a São Geraldo do Araguaia (PA) e à Avenida Teotônio Segurado, em Palmas que passará a ser a Avenida Governador José Wilson Siqueira Campos.