Dr. Kasarin: “Não estou prefeito para me dar bem, mas para fazer o bem”
15 outubro 2023 às 00h01
COMPARTILHAR
O prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin, conhecido como Dr. Kasarin (UB), está radiante com as novas perspectivas de desenvolvimento de sua cidade com atração de novos negócios para atender as demandas do Pátio Multimodal da Ferrovia Norte-Sul de Palmeirante, o segundo em operação no Tocantins. O prefeito garante que a cidade vive um boom de desenvolvimento e que tende a despontar como uma das maiores economias do Estado.
“Colinas do Tocantins é a bola da vez. Está sendo contemplada com grandes investimentos, grandes empresários nos procurando para montar negócios, em função do porto da Ferrovia Norte-Sul nas proximidades. Isso, queiram ou não, mesmo com o porto estando no município de Palmeirante, pois quem absorve todas essas demandas é Colinas do Tocantins”, explica o prefeito, informando que está em estudo o projeto de um anel viário para melhorar o fluxo de caminhões que precisem atravessar a cidade.
Dr. Kasarin chegou ao poder como fenômeno eleitoral nas eleições de 2020, depois de ter tido o mandato de vereador cassado, e está conseguindo se destacar como gestor. Pelo menos, a população parece satisfeita. Pesquisa de opinião pública aponta que mais de 80% aprovam sua gestão. “No levantamento, a população demonstrou que está muito contente, um elevado índice de aprovação. Isso mostra que nós estamos no caminho certo e nos dá mais motivação ainda para continuar fazendo uma gestão cada vez melhor”, avalia o prefeito, que credita a boa avaliação a seu jeito de se comunicar com a sociedade.
Josemar Carlos Casarin, o Dr. Kasarin, é gaúcho de Faxinal do Soturno, tem 60 anos, é solteiro e odontólogo. No fim dos anos 80 mudou-se para Corbélia (PR), onde exerceu sua profissão e iniciou sua carreira política, exercendo cargo de vereador por dois mandatos consecutivos. Em 2005, trocou o Paraná pelo Tocantins e escolheu Colinas para exercer a odontologia. Antes de se eleger prefeito em 2020, teve mandato de vereador na cidade, interrompido com a cassação e direitos políticos suspensos por oito anos, segundo ele, por causa de conflitos políticos no Parlamento.
Nesta entrevista exclusiva ao Jornal Opção, Kasarin revela as estratégias que usou para ser eleito, e recomenda que o político precisa de visibilidade. “É importante você criar uma identidade própria. Se eu fosse mais um igual no mundo dos iguais, não seria referência, não seria destaque, não teria visibilidade”, comenta, demonstrando familiaridade com o marketing político.
Em 2020, mudaram a data da eleição de 4 para 15 de novembro. Eu estava inelegível até o dia 7 de outubro
Sua eleição foi uma surpresa e imaginar que se tornaria referência de boa gestão era algo distante. O que explica sua boa avaliação junto à opinião pública?
Eu tinha sido vereador, mas não era cotado para disputar as eleições, principalmente como candidato a prefeito.Vou falar novamente: quando se é determinado, tem perseverança, insistência, persistência, as coisas acontecem e fluem naturalmente. Eu avisei por várias vezes do projeto a tantos e tantos amigos e conhecidos e não deu outra. Essa forma de comunicar com as pessoas, de interagir com a população, facilita muito. É um dom que eu tenho e outros não, agradeço a Deus por isso. Isso tem facilitado muito a parte política de meu trabalho e de nosso projeto. Fiquei oito anos afastado em função de uma cassação que achei injusta, mas continuei sempre próximo da população, interagindo, comunicando, participando e, quando voltamos, as eleições aconteceram.
Eu falei para todos e todas que, quando o propósito é de Deus, até os ventos contrários sopram a favor. Veja o que aconteceu: na época, em 2020, mudaram a data da eleição do dia 4 de outubro para o dia 15 de novembro. Eu estava inelegível até o dia 7 de outubro. Mudaram a data da eleição justamente para contemplar a nossa presença nas eleições. E, graças a Deus, a população entendeu desta forma nosso projeto. Eu já tinha um trabalho prestado a Colinas do Tocantins, como odontólogo, a população colocou fé e esperança e o sucesso aconteceu.
O sr. foi um sucesso nas eleições, mas também está sendo na gestão, com índice de aprovação altíssimo. Como se explica esse bom relacionamento com a sociedade e a compreensão de que o sr. faz uma boa gestão?
Como falei anteriormente, eu falo novamente para todos os tocantinenses e brasileiros: o político não pode se afastar da população, é o primeiro passo. Fui eleito e continuei próximo da população, associando a isso nossos princípios de uma gestão – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência em gestão. Juntando a isso, virtudes como acessibilidade, simplicidade, humildade, honestidade, isso tudo veio a se somar perante a opinião da população de Colinas. Eles sabem que nossa gestão é transparente, correta, sabem de nossa boa vontade, de tantas coisas que eu renunciei para trabalhar pela cidade, pela coletividade. E não deu outra. No levantamento feito, a população demonstrou que está muito contente, um elevado índice de aprovação, isso mostra que estamos no caminho certo e nos dá mais motivação ainda para continuar fazendo uma gestão cada vez melhor.
Como diz o deputado Vicentinho Júnior, o Kasarin é um grande marqueteiro
Nessa construção do marketing, o sr. tem um cuidado todo especial com a estética. O senhor só se veste de azul e tem utilizado um facão quando se trata de vistoriar a qualidade das obras da sua própria gestão. Qual é o significado desses elementos?
É importante criar uma identidade própria. Se eu fosse mais um igual no mundo dos iguais, não seria referência, não seria destaque nem teria visibilidade. Como diz o deputado [federal] Vicentinho Júnior (pP), o Kasarin é um grande marqueteiro. Eu o agradeço pelas colocações. Então, é preciso colocar seu ponto de vista, sua forma de ser, de se destacar, de ser diferenciado. Em todas as palestras e reuniões em que eu falo, digo que o mundo está cheio dos iguais, então você tem de ser uma pessoa diferente, de alguma forma. Principalmente se for [diferenciar] pelo bem, é melhor ainda. E a cor azul chamou a atenção. Deu certo e, graças a Deus, hoje no Tocantins todos conhece o Kasarin como “azulão”. E vai ficar essa marca registrada para cem anos. Todos os que tiveram a oportunidade de estar presente nessa época, esses meninos de 7, 8 anos, tenho certeza de que, daqui a 70 anos, vão se lembrar, “olha, teve um prefeito que jogava pirulito para nós, que brincava, que falava no microfone”, isso vai se manter.
Um bom gestor que está na política para fazer o bem tem de acompanhar de perto todas as obras no município
Com relação ao segundo tema, que é acompanhar e fiscalizar as obras, acho que um bom gestor que está na política para fazer o bem e não para se dar bem, para servir e não para ser servido, para oferecer e não para obter vantagem, tem de acompanhar de perto todas as obras que estão acontecendo no município, na saúde, na educação, na infraestrutura etc. E eu, quando me propus a ser candidato a prefeito, sempre falava “quero ser um prefeito de verdade”, atuante, para coordenar todas as ações na cidade. E realmente isso aconteceu. O que é ser um prefeito de verdade? Um prefeito que acompanha as obras, um prefeito que conhece um pouco de saúde, que conhece um pouco da educação, que sabe comandar, que tem a liderança, que tem a humildade para renunciar, para avançar, para recuar quando for preciso. Em função disso, a gente tem se mostrado sempre presente e atuante e vamos continuar dessa forma, porque eu não estou prefeito para me dar bem, mas para fazer o bem. Então, qual a forma que eu tenho de fazer? Acompanhar as obras, que é o mínimo que a gente pode dar como resposta para a população.
Eu convido a todos os empresários que queiram investir aqui. A oportunidade para quem tem vontade é Colinas do Tocantins
Um grande desafio de Colinas no momento é a necessidade de obras estruturantes, em função do aumento do fluxo de carga para a Ferrovia Norte-Sul. O que seu governo está fazendo para garantir obras como o anel viário?
A cidade de Colinas do Tocantins – já falei mais de 40 vezes e vou falar mais uma vez – é a “bola da vez” em termos de atração de investimentos. Está sendo contemplada com grandes investimentos, grandes empresários chegando, em função do porto [da Ferrovia Norte-Sul] nas proximidades. Mesmo o porto estando no município de Palmeirante, quem absorve todas essas demandas é Colinas. A gente tem procurado abraçar todos os empresários, dando-lhes suporte, colocando o porquê de ser bom investir em Colinas. Eu convido todos os empresários Brasil a fora e do Estado do Tocantins que queiram investir aqui. A oportunidade para quem tem vontade é Colinas do Tocantins.
Em relação a essas grandes empresas transportadoras que estão vindo para Colinas, como é que tem sido a recepção a esses novos investidores?
Para nós, é interessante receber todos os caminhoneiros também de braços abertos. Sabemos da importância econômica, do movimento que acontece na economia em função dos caminhoneiros. E estamos buscando junto ao governo solução para os transportes. Temos mantido um diálogo permanente com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), contando com o apoio da deputada Wanda Monteiro (UB), dos deputados Eduardo do Dertins (Solidariedade) e Olintho Neto (Republicanos), que têm feito um trabalho procurando sempre contornar essas demandas que venham a facilitar a instalação de novos investidores no município. Uma das demandas principais é a questão do anel viário, que está sendo bem avaliada. O governador já autorizou a construção, deu até a ordem de serviço e temos certeza de que seremos contemplados, o que vai dar realmente um realce muito grande para Colinas e região.
Siqueira Campos teve a iniciativa de criar o Estado do Tocantins e Colinas se tornou uma referência
No dia 5, o Tocantins completou 35 anos. Colinas foi o marco desse processo de criação, foi lá que o ex-governador Siqueira Campos lançou a ideia. Como é ser gestor de uma cidade que tem essa importância histórica?
Eu falo mais uma vez ao povo de Colinas e região sobre meu eterno agradecimento, reconhecimento, minha eterna gratidão a nossa cidade de Colinas do Tocantins por ter nos dado essa oportunidade de fazermos a gestão e conduzir sua prosperidade e seu progresso. E no Estado, que chega aos 35 anos, eu tenho muito apreço pela família de Siqueira Campos, o governador que teve a iniciativa, sua carreira política se iniciou em Colinas do Tocantins e por sua visão, de um grande estadista, Colinas se tornou uma referência. Eu parabenizo toda a família de nosso ex-governador Siqueira Campos, que partiu, mas deixou muitas boas recordações e muito trabalho prestado. Deixou, também, muito progresso ao Estado do Tocantins. Nós reconhecemos, sim, o excelente trabalho que foi feito.