DC se apresenta para a disputa com chapa completa

Médico Luciano Castro, pivô do afastamento de Carlesse, é a aposta do partido para levar a eleição para o segundo turno

Luciano Castro, médico e pré-candidato ao governo do Tocantins pelo DC | Foto: Divulgação

O partido Democracia Cristã (DC), antigo PSDC, se apresenta nestas eleições 2022 com chapa completa. Terá como pré-candidatos a governador o médico e empresário Luciano Castro; sua vice deverá ser a empresária Luciene Mamedes, de Araguaína, tendo ao Senado a advogada Eula Angelin.

O presidente do partido, João Luiz da Costa, garante que o DC pode surpreender nestas eleições. “Fizemos um compromisso com a direção nacional de lançar uma chapa pura, temos candidato a governador e a vice, temos candidata ao Senado e temos chapa completa para deputado federal e deputado estadual”, explica o dirigente, enfatizando que a meta é tentar eleger governador, senador e pelo menos um deputado federal. O dirigente reconhece que o DC no Tocantins é um partido pequeno, contando com apenas 10 comissões provisórias em todo o Estado, mas projeta, segundo ele, alcançar 60 diretórios até o fim das convenções. O partido se posiciona ideologicamente à direita e mantem postura de independência no Estado, embora tenha mantido diálogo com grandes legendas como MDB, União Brasil e Patriota.

A advogada Eula Angelin conta que vem de grandes decepções em outras legendas em que militou, por ver que as mulheres são convidadas a se candidatar apenas para preencher a porcentagem obrigatória. “Ao longo das eleições de que participei percebi que há um jogo formado de lideranças que lutam apenas para se manter no poder”, comenta a pré-candidata ao Senado, ressaltando que toda estrutura é usada para eleger as mesmas pessoas.

O DC aposta no “fenômeno” Luciano Castro, o Dr. Luciano, do Osvaldo Cruz, que se tornou bastante popular no Estado após o afastamento do ex-governador Mauro Carlesse que terminou renunciando ao mandato para não sofrer impeachment. O médico é identificado como o homem que cassou Carlesse, em função das denúncias que fez contra o governador, sobre cobrança de propina para liberar pagamento de serviços na área da saúde.

Ainda é cedo para se avaliar o impacto político nas eleições da participação do médico no afastamento de Carlesse. Os dirigentes cristãos e o próprio pré-candidato a governador estão eufóricos com a boa aceitação do nome do médico junto aos eleitores. Eula Angelin e Luciano Castro já disputaram várias eleições, com pífio resultado eleitoral, mas desta vez acreditam que podem surpreender.

Uma resposta para “DC se apresenta para a disputa com chapa completa”

  1. Avatar Tatiana disse:

    São a diferença na eleição, no furuto da gestão de um estado com tantos potenciais .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.