Conselho de Ética do PSDB recomenda expulsão da prefeita Cinthia Ribeiro

Decisão ainda terá de ser ratificada pela Executiva Estadual, o que pode ocorrer até o fim do mês. Em caso de derrota, ela poderá recorrer à Executiva Nacional da legenda

Prefeita foi defendida pelo PSDB Mulher. Foto/Ascom Prefeitura de Palmas

O Conselho de Ética do diretório do PSDB aprovou parecer que recomenda a expulsão da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, do partido. A decisão dos cinco conselheiros foi unânime e ainda será submetido ao crivo e votação da Executiva regional, o que deverá ocorrer em 15 dias. A expulsão deve ser mantida, uma vez que o PSDB estadual é liderado pelo ex-senador Ataídes Oliveira, adversário da prefeita na legenda. Caso isso ocorra, Cinthia ainda poderá recorrer à executiva nacional.

O ex-senador não aceita o fato de a prefeita ter declarado apoio, na reta final das eleições de 2018, às candidaturas ao Senado de Eduardo Gomes (MDB) e Vicentinho Alves (PR), preterindo o presidente regional do PSDB, que buscava a reeleição.

Em termos nacionais, há posicionamentos favoráveis e contrários à expulsão. A presidente nacional do PSDB Mulher, Yeda Crusius (RS), publicou uma nota no site nacional do partido em que se manifesta sobre a decisão do Conselho de Ética da sigla. Segundo Crusius, o processo correu “sob influência do ex-senador Ataídes Oliveira” e “sem respeitar o processo partidário pelo qual esse tipo de iniciativa deveria ter tido início no diretório municipal, depois seguir para a instância estadual e, por fim, ser submetida à Executiva Nacional do partido”. E concluiu: “A prefeita Cinthia Ribeiro continua filiada ao PSDB e tem o apoio da direção do PSDB Mulher”, ressaltou a nota.

A questão está longe de ter um fim, mesmo porque todos os prazos regimentais devem ser respeitados. Contudo, não é crível que Cinthia espere ser expulsa definitivamente, como fez a senadora Kátia Abreu, quando enfrentou processo semelhante no MDB. Interlocutores indicam que o senador Eduardo Gomes (MDB) já teria feito convite para que a prefeita se filiasse à sigla.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.