Combate intensivo à seca obriga governo a requisitar crédito suplementar

O pedido é necessário porque a despesa inicialmente fixada no orçamento deste ano para a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) excede o limite de 12,5% do total

Baseado em questões de saúde pública, o governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), solicitou à Assembleia Legislativa autorização de abertura de crédito adicional suplementar para o abastecimento de água potável nos municípios tocantinenses. O pedido foi protocolado na Casa de Leis na segunda-feira (3).

O pedido de abertura de crédito ao Legislativo é necessário porque a despesa inicialmente fixada no orçamento deste ano para a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) excede o limite de 12,5% do total. O Executivo tem margem de apenas 5% para o remanejamento orçamentário sem a permissão prévia da Assembleia e, exatamente em função disso, é necessária a autorização dos deputados estaduais.

O governador enfatiza que, para enfrentar o desabastecimento, o ideal é investir na recuperação das nascentes e na instalação de pequenas barragens. “Isso está previsto no nosso plano de governo, mas as pessoas não podem esperar.”

“Por isso, precisamos da abertura desse crédito adicional para aliviar o sofrimento de moradores da região Sudeste e do Vale do Araguaia”, destacou.

Deixe um comentário