Comando do União Brasil no estado de Tocantins ainda é indefinido

No Tocantins, a Deputada professora Dorinha foi convidada para assumir a vice-presidência nacional da legenda, e lideranças políticas ligadas ao governador Mauro Carlesse, afirmam que ele ficará com a presidência estadual do partido

Priscilla Calaça

Na quarta-feira 06, aconteceu no Congresso Nacional em Brasília, a formação da Comissão Executiva Nacional Instituidora, órgão responsável pelo registro do novo partido, União Brasil 44, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O “super partido”, que contará com o maior número de deputados federais e aumentará significativamente o número de representantes no Senado Federal, consistirá na fusão entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM).

De acordo com o Presidente Nacional do DEM, ACM Neto, a intenção da criação do partido será lançar alguém para presidência da república, já que segundo ele, os dois partidos integrantes contam com nomes fortes, inclusive, haverá um representante do UNIÃO BRASIL para cada Estado. No Tocantins, a Deputada Professora Dorinha foi convidada para assumir a vice-presidência nacional da legenda, e lideranças políticas e fontes aliadas ao Governador Mauro Carlesse, afirmam com certeza que ele ficará com a presidência estadual do partido.

Todavia, na manhã de quinta-feira 07, a Deputada Dorinha contrariou essa afirmação ao declarar à imprensa tocantinense que não tem nada decidido sobre o assunto ainda. “Não é verdade, não tem nenhum presidente em nenhum Estado. Por enquanto, os partidos continuam normalmente até que o TSE aprove a fusão.” O partido precisa da aprovação do Tribunal Superior Eleitoral para ser oficializado e a expectativa é que isso aconteça até janeiro de 2022, antes mesmo da abertura da janela partidária.

Janela partidária 2022

Janela partidária é o nome dado ao prazo de um mês, em que os parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato, ou seja, o número de Deputados e Senadores poderá mudar entre março e abril do próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.