Com novos equipamentos, Corpo de Bombeiros reforça trabalho em todo o Estado

Caminhão com escada Magirus: mais eficiência ganha novos equipamentos | Foto: Divulgação

Caminhão com escada Magirus: mais eficiência ganha novos equipamentos | Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), nos seis primeiros meses de 2016, realizou uma série de ações que contribuíram para o fortalecimento da segurança e a melhoria dos serviços oferecidos aos municípios atendidos pela corporação. Entre eles, a inauguração do Centro Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros, a entrega de novas viaturas, a convocação dos remanescentes do concurso de soldado, além de cursos que especializaram ainda mais o trabalho dos bombeiros.

Na Escola do Corpo de Bom­beiros Militar, os alunos recebem treinamento nas modalidades de xadrez, futsal, handebol, canoagem, tênis de mesa, atletismo, judô e natação. Para prática esportiva, os estudantes da rede municipal passaram por testes de aptidão e foram direcionados para modalidades afins. Atualmente, a escola atende 1.200 crianças e jovens do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

O Comando Geral deu início ainda a uma série de cursos de formação, específicos para o trabalho de bombeiro. Entre eles, o de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). O objetivo foi especializar os militares em APH para atender a demanda dos chamados dessa natureza que, hoje, representam cerca de 65% das ocorrências atendidas pela corporação em todo Estado. Vinte e sete bombeiros e um policial militar participaram do curso, que teve carga horária de 156 horas entre aulas teóricas e práticas, e estágios nas viaturas. Em abril foram iniciadas as aulas do Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut), modalidade Mergulhador de Segurança Pública, que teve duração de 60 dias e habilitou os militares nos mais diversos ambientes e situações durante o mergulho.

Além disso, o chefe do executivo, Marcelo Miranda (PMDB), fez o anúncio da convocação dos 67 candidatos remanescentes do Curso de Formação de Soldados dos Bombeiros, realizado em 2013. As aulas tiveram início em junho, tendo como objetivo au­mentar o quantitativo de militares do serviço operacional.

Quanto aos benefícios entregues, um dos mais modernos equipamentos na área de salvamento, a Autoescada Mecânica, com alcance de até 32 metros de altura, foi entregue ao 2° Batalhão de Bombeiros Militar de Araguaína. A corporação também recebeu um caminhão Autobomba, que está sendo usada no combate aos incêndios. Para a aquisição das viaturas, foi destinado recurso de R$ 4,5 milhões pelo governo do Estado. Os equipamentos estão sendo usados para reforçar a segurança da população da cidade e da região.

Já a Semana do Bombeiro 2016 trouxe uma série de novidades e uma gama de nove eventos que foram realizados em tempo recorde. Sendo eles: a Corrida da Tocha; a segunda edição do Protege Tocantins, que premiou as melhores imagens feitas por bombeiros durantes ocorrências; a sexta edição do Bombeiro de Aço, que este ano foi abrilhantada pela participação feminina.

O projeto Bombeiros em Ação levou cidadania e realizou mais de 11 mil atendimentos aos moradores do Setor Lago Sul, em Palmas. O encerramento da semana aconteceu com a condecoração de 340 pessoas entre bombeiros, militares e membros da sociedade civil pelo governador Marcelo Miranda. As medalhas e condecorações são pelos serviços prestados e pelo apoio dado à corporação. A solenidade foi marcada pela entrega de três viaturas, além da inauguração do Centro de Manutenção de viaturas e equipamentos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.