Coligação deve apresentar substituto de Amastha para disputa ao governo em até dez dias

Senador Ataídes de Oliveira é cotado para concorrer ao cargo de governador

Após convenção realizada no último domingo (5/8), o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) usou as redes sociais nesta segunda-feira (6) para anunciar que desistiu de disputar o governo do Tocantins em 2018. Com isso, a coligação tem até dez dias para anunciar o substituto.

Até o momento, o senador Ataídes, presidente do PSDB Tocantins, é o mais cotado para ocupar a vaga. O Jornal Opção conversou com Ataídes, mas ele informou apenas que estava em reunião justamente para discutir sobre os próximos passos.

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os partidos podem fazer substituições nas eleições majoritária e proporcional, se o candidato for de coligação, em até 20 dias antes das eleições. As mudanças deverão ser feitas por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos políticos coligados.

Se a troca de candidatos ocorrer após a preparação das urnas, o substituto poderá concorrer com a foto, nome e número do antecessor. Os votos serão computados normalmente para o candidato escolhido para ser o substituto.

Deixe um comentário