Cleiton Cardoso é nomeado secretário extraordinário do governo estadual

Com a nomeação publicada n Diário Oficial, o suplente Gleydson Nato, do PTB, assumirá a vaga na Assembleia Legislativa do Tocantins

Cleiton e Glaydson: troca de cadeiras na Assembleia Legislativa | Foto: Clayton Crystus / Asleto

O deputado Cleiton Cardoso (PTC) – o terceiro mais votado em 2018 – foi nomeado no Diário Oficial de 02/04/2020 para exercer o cargo de secretário extraordinário de Políticas de Governo Descentralizadas. Esse cargo já havia sido ocupado, em 2019, pelo deputado estadual Ivory de Lira (PCdB), hoje líder do governo na Assembleia Legislativa.

O suplente da coligação “Tocantins de Oportunidades I”, composta pelas siglas PHS / PROS / PP / DEM / AVANTE / PATRI / SOLIDARIEDADE / PRB / PTC, é Gleydson Nato, eleito no PHS, mas atualmente filiado ao PTB, partido cujo cacique é o presidente da Assembleia, Toinho Andrade. Nato não perdeu a suplência, visto que segundo a legislação (Parágrafo 5º da Emenda Constitucional nº 97), no caso do partido – PHS – não atingir a cláusula de barreira, o postulante está autorizado a migrar para outra sigla sem perder os direitos adquiridos.

Gleydson Nato já havia assumido a cadeira de deputado durante a licença médica de Eduardo Siqueira Campos (DEM) e chegou a assumir a liderança do governo no parlamento, sendo, portanto, um aliado de primeira hora do Palácio Araguaia.

A volta de Nato ao parlamento tem correlação direta com a disputa da Prefeitura de Gurupi, base política do governador Mauro Carlesse (DEM). O novo deputado é o nome escolhido pelo Palácio Araguaia para ser o candidato do governo estadual na cidade e sua assunção à Assembleia Legislativa, faltando seis meses para o pleito eleitoral, representa um salto em relação aos concorrentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.