A Defesa Cível de Peixe, município onde se localizada a Usina Hidrelétrica Peixe Angical e o Consórcio Investco, responsável pela exploração da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, em Lajeado, emitiram comunicado nos últimos dias, alertando sobre os riscos de frequentar as praias neste período de temporada de chuvas, em função das oscilações na vazão das águas.

Nesta quarta-feira, 28, a Defesa Civil de Peixe, onde se localiza a Usina Hidrelétrica Peixe Angical, emitiu alerta informando sobre inundações e alagamentos de ilhas e áreas ocupadas por ribeirinhos. A Defesa Civil esclarece que a barragem é monitorada diariamente e que tem observado oscilação na vazão das águas, alcançando um nível de alerta.

“Com a chegada da temporada de chuvas e o aumento da vazão do rio Tocantins, a exemplo de todos os anos, ocorrem oscilações na vazão da UHE Lajeado [Luiz Eduardo Magalhães]. Por isso, evite o banho nas praias abaixo da Usina. Previna Acidentes”, diz o comunicado assinado pela Investco.