Cesar Halum deixa Secretaria da Agricultura do Tocantins para compor governo de Bolsonaro

Ex-deputado assumirá a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo federal

Cesar Halum: rumo ao governo federal | Foto: Agência Câmara

O ex-deputado Cesar Halum (Republicanos) solicitou exoneração do cargo de Secretário de Estado da Agricultura do Tocantins e tomou posse, na segunda-feira, 22, como Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O tocantinense passa a integrar o governo federal após indicação do bloco de parlamentares denominado “Centrão”, de quem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se aproximou visando garantir a governabilidade.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção/Tocantins, o novo Secretário ressaltou a importância da Pasta para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, que organiza e direciona o “Plano Safra” destinado à produção. “Só aumentaremos a área plantada e, consequentemente, teremos mais produtividade utilizando as pesquisas, se houver crédito. O Plano Safra é fundamental para isso e a ministra Tereza Cristina fará com que, doravante, ele seja plurianual”.

Segundo Halum a Secretaria é muito dinâmica e importante para o desenvolvimento da agricultura e pecuária e citou demandas que precisam de solução, passando pela crise dos produtores de leite de Rondônia e Tocantins à possível infestação de gafanhotos no Rio Grande do Sul. Ele exaltou o comprometimento da equipe técnica da Secretaria que acaba de assumir e, se mostrou otimista e tranquilo, acreditando que os resultados ocorrerão de forma gradativa. Para Halum, o ministério da agricultura é importante para o desenvolvimento do próprio país, enaltecendo a atuação da deputada federal Tereza Cristina, a atual ministra.

“Tenho excelente expectativa no exercício deste cargo e haveremos de angariar muito aprendizado e experiência, além de ter a oportunidade de contribuir com desenvolvimento do agronegócio brasileiro, que está em crescimento e em plena expansão. A expectativa para os próximos anos é produzir ainda mais”, pontuou o novo Secretário, complementando que acredita que o cultivo no trigo fortalecerá, ainda mais, a região agrícola do MATOPIBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.