Carlesse garante ressarcimento de despesas a servidores do Ruraltins; sindicato comemora
13 maio 2018 às 00h00
COMPARTILHAR
O governador interino e candidato ao governo do Estado na eleição suplementar Mauro Carlesse (PHS) surpreendeu e confirmou na quinta-feira, 10, que vai implementar o Ressarcimento de Despesas da Extensão Rural (Redater) no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (Ruraltins). A decisão foi vista como mais uma ação de desburocratização da administração pública estadual pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe).
Segundo o presidente do Sindicato, Cleiton Pinheiro, a implementação do Redater é uma luta dos servidores do órgão que vem desde 2014. “É uma luta antiga da categoria, desde que foi implementada a extensão rural no Estado. O trabalho do Ruraltins é muito parecido com o da Adapec, que dispõe do Ressarcimento de Despesas de Atividade de Defesa Agropecuária, onde os servidores vivem mais no campo, desenvolvendo atividades na agricultura e fazendo as vistorias nos projetos”, destacou.
A adoção do Redater é mais uma tentativa do governo destinada a melhorar a máquina administrativa. Recentemente, o Estado adotou o regime de seis horas corridas de trabalho para os servidores, o que representará redução de gastos e otimização dos serviços.
O governador interino também está empenhado em retornar o pagamento dos servidores para o início de cada mês, o que já ocorreu com 60% dos servidores nos meses de abril e maio. A equipe gestora tem trabalhado para tentar viabilizar que em junho todos os servidores sejam pagos no início do mês