Campanha eleitoral abre vaga para suplentes
03 julho 2022 às 00h00
COMPARTILHAR
Thiago Andrino, Lázaro Botelho, Gutierres Torquato e Hider Alencar ganharam o direito de exercer o mandato de deputado em função de licença dos titulares
Pelo menos quatro suplentes de deputado – Thiago Andrino (PSB) e Lázaro Botelho (PP), na Câmara dos Deputados, e Gutierres Torquato (PDT) e Hider Alencar (UB), na Assembleia Legislativa – voltam a exercer mandato, beneficiados com o afastamento dos titulares que pediram licença de suas funções parlamentares para se dedicar à campanha eleitoral.
Tiago Andrino assumiu a cadeira de deputado federal, no início de junho, em lugar do deputado federal Osires Damaso (PSC), que pediu afastamento para dispor de mais tempo para continuar percorrendo os municípios, na condição de pré-candidato ao governo do Estado. Tiago Andrino comemora a oportunidade de finalmente conquistar assento na Câmara Federal, depois de duas eleições como suplente, mas quem mais lucrou com a decisão foi o próprio Damaso, que viu a sua pré-candidatura ganhar novo alento que pode alterar o tabuleiro da disputa estadual.
Quem também ganhou a oportunidade de exercer o mandato de deputado federal pelo prazo de quatro meses foi o suplente Lázaro Botelho, beneficiado com o pedido de licença da deputada Professora Dorinha (UB), pré-candidata ao Senado. Dorinha terá mais tempo para se dedicar à luta para chegar ao Senado, Lázaro ganha fôlego para tentar conquistar o quarto mandato de deputado federal. A configuração da bancada não altera: saiu um governista e entra outro fechado com o Palácio Araguaia, pelo menos por enquanto.
Na Assembleia Legislativa, a campanha eleitoral promoveu pelo menos duas alterações no plenário da Casa. Saiu Valdemar Júnior (Republicanos) e voltou o suplente Gutierres Torquato (PDT), que já tinha assumido a cadeira em outra oportunidade, em lugar do deputado Ricardo Ayres (Republicanos), que esteve de licença para assumir a Secretaria Extraordinária de Parcerias Público-Privadas, numa articulação direta de Laurez Moreira como resultado da sua aproximação ao Palácio Araguaia.
Finalmente, Hider Alencar (UB) que se prepara para assumir cadeira em lugar da deputada Vanda Monteiro (UB), que é candidata à reeleição. Hider Alencar é médico e já foi prefeito de Paraíso do Tocantins, também militou no PT e exerceu pelo menos dois mandatos de deputado.
A dança das cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal faz parte do jogo das eleições. Os deputados, candidatos a um novo mandato, precisam que os suplentes sejam candidatos. Não que desejem a eleição deles, mas precisam da ajuda para garantir coeficiente eleitoral ao partido ao qual pertencem, condição necessária para eleger deputados. Um pouco de visibilidade do cargo neste momento motiva os suplentes a uma nova disputa. Todos os suplentes em exercício do mandato são novamente candidatos e acreditam que desta vez serão eleitos.