ATM defende o fortalecimento do federalismo brasileiro e reforça a urgência de vacinação em massa

Segundo o documento, “não se pode aceitar o enfraquecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)

A Associação Tocantinense de Municípios assinou, na quinta-feira, 04, Nota da Confederação Nacional de Municípios (CNM) – na condição de entidade municipalista signatária do documento – a qual manifesta publicamente o fortalecimento do federalismo brasileiro e a necessidade urgente da vacinação em massa da população brasileira. No documento, as entidades municipalistas expressam entendimento de que “a compra e a distribuição de todas as vacinas devem ser feitas pela União a fim de que se tenha igualdade entre todos os brasileiros, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI)”. Segundo o documento, “não se pode aceitar o enfraquecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). É fundamental fortalecer o pacto federativo e a equidade no tratamento dos cidadãos brasileiros”.

Ainda, a nota ressalta que “caso persista a indefinição em relação ao cumprimento do calendário de distribuição pelo governo federal, o movimento municipalista defende que haja uma concertação nacional temporária dos Estados e seus respectivos Municípios para a aquisição suplementar das vacinas, respeitando-se o princípio constitucional de igualdade entre os brasileiros”.

O presidente da ATM, prefeito de Talismã, Diogo Borges, comunga com o pensamento do movimento municipalista nacional, em que neste atual momento crítico sanitário que o Brasil enfrenta, a “soma de esforços representa o único caminho para o enfrentamento da crise sanitária, política e econômica que a nação brasileira enfrenta”.

Por fim, a Nota enfatiza que “é hora de despolitizar a pandemia para que todas as lideranças, em quaisquer dos níveis federativos, na sua ação pessoal, sirvam de exemplo, respeitem o distanciamento social, usem máscara e liderem com empatia e sentimento humanitário as suas populações”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.