Associação Tocantinense dos Municípios participa de congresso municipalista no Uruguai

Reunião da Flacma, em Montevidéu, no Uruguai | Foto: Divulgação

Na condição de vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), participou, de quarta-feira, 29, a sexta-feira, 31, do Congresso “Flacma: Políticas de Acordos para o Desenvolvimento Econômico, Cultural e Político das Regiões”, em Montevidéu, no Uruguai.

Segundo os organizadores, o objetivo do congresso é consolidar uma representação continental mais forte e inclusiva com impacto real sobre as políticas públicas no continente, além de acordar um plano de ação anual e delinear um portfólio de iniciativas que a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma) defenderá nos próximos anos. A Flacma é uma espécie de organismo internacional que defende os interesses locais e a autonomia dos entes municipais na América Latina.

Além disso, o encontro busca construir pontes de cooperação e relações de trocas entre as autoridades locais. No Congresso, os prefeitos discutem os Planos de Desenvolvimento Territorial e Urbano e participam do encontro da Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, encabeçado pela Flacma.

Jairo Mariano comentou a participação dos prefeitos tocantinenses no encontro. “Estamos aqui para conhecer os projetos de inovação executados nos municípios latino-americanos e para construir modelos de gestão a serem aplicados em nossas cidades”, disse. Esse é o segundo encontro internacional de autoridades latino-americanas que prefeitos do Tocantins participam. O primeiro ocorreu em agosto de 2017, na cidade de Pachuca, no México.

Também participaram do evento os prefeitos Adriano Morais, de São Sebastião do Tocantins, Ailton Francisco, de Presidente Kennedy, Fernandes Martins, de Figueirópolis e Marlen Ribeiro, de São Félix do Tocantins.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.