Amastha, Janad e Júnior Geo são nomes certos na disputa pela Prefeitura de Palmas em 2024
10 outubro 2022 às 10h05
COMPARTILHAR
A eleição será daqui a dois anos, mas já tem líderes se mobilizando para disputar a Prefeitura de Palmas em 2024. O ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) foi o primeiro nome a manifestar o desejo de retornar ao comando da Capital. Antes mesmo de iniciar a campanha para o Senado já deixava bem claro que independe do resultado da eleição 2022 estaria na disputa pelo Paço Municipal em 2024. Amastha foi gestor de Palmas eleito em 2012, reeleito em 2016. Em 2018 renunciou ao mandado para disputar o governo do Estado, tendo ido para o segundo turno com Mauro Carlesse, que venceu as eleições.
A vereadora de Palmas e deputada eleita, Professora Janad Vacari (PL), é candidatíssima ao cargo. Como presidente da Câmara protagonizou vários episódios de confronto com a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), tudo com a pretensão de tentar criar polarização e se posicionar com o nome da oposição com condições de superar a tucana. A pretensão política ganha um reforço importante com a sua eleição para a Assembleia Legislativa com uma votação expressiva, segunda mais votada.
O deputado estadual reeleito Júnior Geo (PSC) é outro nome certo na disputa. Geo disputou a última eleição de 2020 e ficou em segundo lugar. A reeleição para o Parlamento Estadual o coloca novamente em condições de disputar o cargo com chances de emplacar. Geo é um dos deputados não alinhados com o Palácio Araguaia, o que faz dele um candidato em potencial a conquistar o eleitorado da Capital que desde 2004 só elege prefeito de oposição.
A senadora Kátia Abreu (pP), o ex-deputado Marcelo Lelis (PV), o deputado federal Vicentinho Júnior (PL), a ex-candidata a vice-governadora, professora Germana Pires (PC do B), também podem entrar na disputa. Katia ficará sem mandado a partir de fevereiro de 2023 e terá a oportunidade de disputar a prefeitura da Capital, um desejo antigo. Lelis já disputou o cargo quatro vezes, certamente disputará a quinta vez para não sair da cena política. Vicentinho Júnior ensaiou uma candidatura em 2020 e no final desistiu de postular. A boa votação para a Câmara Federal criou condições de entrar na disputa. A professora Germana Pires pode ser o nome da esquerda em Palmas. A candidatura a vice-governadora conferiu visibilidade para disputar o cargo.
Segundo turno
Ao longo do processo muitos outros pré-candidatos devem se apresentar. A tirar pela última eleição, este novamente será um pleito muito concorrido. Na eleição de 2020 pelo menos 12 candidatos concorreram às eleições – Alan Barbiero, Barison, Chintia Ribeiro, Dr. Joaquim Rocha, Eli Borges, Marcelo Lelis, Max Dornellys, Professor Bazzoli, Professor Junior Geo, Thiago Andrino, Vanda Monteiro e Vilela do PT – o pleito mais concorrido na história da Capital, que realizou sua primeira eleição em 1992.
Em 2024 a eleição de Palmas terá uma novidade, será a primeira com segundo turno. A cidade acaba de alcançar 200 mil eleitores, condição que estabelece a disputa em dois turnos. Com tantos concorrentes de peso é certa que a decisão será no segundo turno, o que pressupõe, uma eleição ainda mais disputada, e uma maior valorização de todos os envolvidos no processo.