Airton Sieben é nomeado reitor temporário da UFNT

Segundo ele, neste primeiro momento será preciso começar os trabalhos de forma estratégica com participação da comunidade universitária

Airton Sieben – Reitor UFNT | Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 9, o Ministério da Educação publicou a nomeação do professor Airton Sieben para exercer o cargo de Reitor Pro-Tempore da recém-criada Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Sieben é professor do curso de geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína, e será o responsável por dar continuidade à implantação da nova instituição de ensino. O processo para a criação da nova instituição até então vem sendo conduzido pela UFT, como universidade tutora.

O professor Airton Sieben vai ficar a frente da UFNT durante todo o processo de implantação até que a universidade realize a eleição interna para futuro reitor. Segundo ele, neste primeiro momento será preciso começar os trabalhos de forma estratégica com participação da comunidade universitária. “Nós estamos na fase três de quatro fases. As fases anteriores envolveram a tramitação do projeto no Congresso e no Senado, assim como a sanção presidencial que ocorreu há um ano. Agora estamos na fase três, em que foi nomeado o reitor pro tempore. A fase quatro é a implantação efetiva da universidade, onde ela terá recurso próprio e o primeiro reitor eleito. Acreditamos que isso pode acontecer no ano que vem, mas pode extrapolar um ano ou pode ser menos. Não há um prazo fixo com relação a isso, pois demanda outras instituições para finalizar essa etapa”, explicou o reitor.

A UFNT vai surgir a partir da divisão da atual estrutura da UFT. Além do campus de Araguaína, que será a sede da nova instituição, a estrutura contempla ainda o campus de Tocantinópolis que atualmente é da UFT.
Segundo o novo reitor, a criação da UFNT cria perspectiva para o avanço da educação na parte norte do estado do Tocantins, envolvendo também o sul e sudoeste dos estados do Pará e Maranhão. Segundo ele, as próximas seleções e vestibulares continuarão sendo organizados pela UFT, como universidade tutora.

Perfil
Airton Sieben é doutor e pós-doutor em Geografia, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e também mestre em Geomática (Engenharia Agrícola), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.