Agência de Turismo busca fortalecer potencial do Bico do Papagaio

Presidente da agência, Tom Lyra recebe representantes da região e diz que intenção é desenvolver o setor, que tem grandes atrativos

Tom Lyra acredita que a região do Bico do Papagaio tem forte vocação turística.

 

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu na terça-feira, 26, o prefeito de Wanderlândia,  Eduardo Madruga (MDB), para discutirem as potencialidades turísticas do município, como a Cachoeira do Tempero e outras 25 quedas de águas cristalinas.

“Somos a Capital das Cachoeiras, com 26 catalogadas e outras ainda por catalogar”, disse o gestor, que, nos últimos anos, viu o fluxo de turistas aumentar gradualmente em função destes atrativos. Segundo ele, a mais recente descoberta destes visitantes é a Cachoeira do Tempero, distante cerca de 18 km da cidade, incluindo 1 km de trilha. Mesmo com as dificuldades de acesso, são registrados mais de 250 visitantes a cada fim de semana. Mas há outras opções mais acessíveis e com estrutura de bares e restaurantes. Já o presidente Tom Lyra revelou os avanços da Pasta e colocou a equipe da Superintendência de Turismo à disposição para auxiliar a prefeitura, inclusive no envio de uma equipe para fazer o inventário de atrativos e equipamentos turísticos de Wanderlândia.

Deputado Estadual Jair Farias

Lyra, com o deputado Jair Farias, outro representante do Bico do Papagaio

No mesmo dia, o presidente Tom Lyra recebeu outro representante da região Bico do Papagaio, o deputado estadual Jair Farias (MDB). O parlamentar conheceu projetos desenvolvidos pelo órgão e apresentou as potencialidades turísticas e culturais do Bico do Papagaio. “Fiquei muito satisfeito com a audiência que tive com o secretário Tom Lyra e sua equipe”, afirmou o deputado. A visita teve por finalidade buscar apoio do governo estadual para fomentar o setor na região. “Discutimos várias ações para o fortalecimento do turismo e da cultura no estado, especialmente na região do Bico do Papagaio”, apontou.

O deputado levou ao conhecimento do secretário os pontos turísticos do Bico do Papagaio, como a Serra do Estrondo, em Axixá; as cachoeiras de São Bento; o encontro das águas dos rios Tocantins e Araguaia, em Esperantina; as belas praias do Tocantins e do Araguaia; além dos eventos culturais, como o enduro de Axixá e o maior arraial junino da região, realizado em Sítio Novo. “Ficou ajustado que dentro em breve o secretário e sua equipe farão uma visita in loco ao Bico do Papagaio, deveremos fazer um seminário para discutirmos ações que poderemos desenvolver para fortalecer o turismo e a cultura da região”, anunciou o parlamentar.

Tom Lyra classificou a visita do deputado Jair Farias como importante por trazer informações do potencial turístico da região que precisa de uma atenção especial para realização de grandes projetos. “O deputado nos sinalizou positivamente em relação aos atrativos turísticos e culturais do Bico do Papagaio. Nesse sentido, iremos agendar visitas para conhecer de perto essa região e acreditamos que isso vai trazer muitos dividendos não só para o desenvolvimento do turismo daquela região, mas também para geração de emprego e renda da população, que é uma das prioridades do governador Mauro Carlesse”, concluiu.

Mapa do Turismo Brasileiro

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, órgão interlocutor junto ao Ministério do Turismo (MTur), está mobilizando todos os municípios tocantinenses para atualização do Mapa do Turismo do Brasil referente ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O Mapa tem a finalidade de ordenar e auxiliar no desenvolvimento das políticas públicas para o Turismo. Além disso, define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo MTur. O prazo para a inclusão dos municípios no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT), para o biênio 2019/2021, ocorrerá no período entre 1º de abril e 30 de julho.

Os técnicos da Adetur estão qualificados para orientar os gestores a criar os Conselhos Municipais de Turismo e Cultura, bem como fornecer as informações necessárias para a inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, o que facilitará a captação de recursos federais para obras de infraestrutura.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Haroldo Rego

Político brasileiro só tem blá blá blá e bolso cheio !