Adetuc recebe deputado Valdemar Jr para discutir turismo e cultura

Visitas de prefeitos contribuem para alinhar as parcerias com o Governo do Estado, segundo o secretário Tom Lyra

Valdemar Júnior (à dir.) e Tom Lyra discutem o turismo no Tocantins |Foto: Emerson Silva

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu na sexta-feira, 26, a visita do deputado estadual, Valdemar Júnior (MDB). No encontro, o presidente da pasta solicitou o apoio do parlamentar em prol das ações desenvolvidas pelo órgão para fomentar o turismo e a cultura das regiões do Estado.

Segundo o presidente da Adetuc, o governador Mauro Carlesse quer um apoio mais integral voltado para o turismo com os parlamentares do Estado, a fim de aprovação de emendas parlamentares que garantam mais recursos para a temporada de praias do Tocantins. No encontro, Tom Lyra apresentou as diversas ações que o órgão vem realizando para o desenvolvimento e o fortalecimento do turismo, a exemplo da região das Serras Gerais, do trade do turismo, ampliação da oferta de voos, dentre outros. “O apoio dos parlamentares do Tocantins é de grande importância para o fortalecimento das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado em relação ao turismo e à cultura”, considerou o presidente da Adetuc.

O deputado Valdemar Júnior informou que já vem realizando um trabalho sistemático e permanente em relação não só ao turismo, mas também à cultura das regiões. “Essa visita ao presidente Tom Lyra é oportuna para fortalecer a proximidade e o apoio das ações da Adetuc para o fomento de todo trade do turismo do Estado”, destacou.

Sudeste

Tom Lyra já havia recebido na quinta-feira, 25, o prefeito de Taguatinga, Miranda Taguatinga (PV), oportunidade em o gestor municipal solicitou o apoio do Governo para incluir as Cavalhadas no calendário cultural oficial do Estado; apresentando ainda o projeto de temporada de praia, para possível apoio na infraestrutura da Praia Bela.

O município de Taguatinga, a 437 quilômetros de Palmas, na região sudeste do Tocantins, é uma importante rota de acesso de pessoas provenientes do norte de Goiás, do sul do Tocantins e do Mato Grosso, quando se dirigem ao nordeste do país. Nesse sentido, o Governo do Estado iniciou o serviço de recuperação da TO-040 e da TO-110, e recentemente entregou a BR-242 totalmente pavimentada, o que favorece o desenvolvimento da região, atraindo mais investimentos, além de fomentar o turismo e a economia da região.  

Segundo o prefeito, o município também investiu na infraestrutura com obras de 10 mil metros quadrados de calçadas nas vias públicas da cidade e pavimentação com a operação tapa-buracos nas ruas do município. “Esses investimentos são necessários para garantir o acesso dos turistas ao município e aos atrativos turísticos das Serras Gerais”, justificou o prefeito, ressaltando que o município planeja a realização do carnaval fora de época, além das festas juninas e festejos das Cavalhadas e da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Abadia, que ocorre no mês de agosto.

Arraias

Ainda da região sudeste, o prefeito de Arraias, Wagner Gentil (PSD), também esteve reunido com Tom Lyra e buscou fortalecer parceria para o fomento do turismo histórico e cultural da cidade. “Apresentamos nosso projeto de fomento ao turismo de Arraias ao presidente da Adetuc. Nossa ideia é transformar Arraias em uma cidade criativa. Para isso, contamos com o apoio do Governo para realização de capacitações, a fim de melhor receber os turistas”, explicou o prefeito, destacando que o município possui atrativos tanto culturais – a exemplo da muralha de pedras construída por escravos, rua de pedras e a famosa paçoca de carne – quanto turísticos, como grutas e cachoeiras. 

Para o presidente da Adetuc, a visita dos prefeitos é resultado do encontro realizado com gestores da região das Serras Gerais. “As visitas dos gestores contribuem para alinhar as parcerias com o Governo do Estado, visando promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo e garantir fortalecimento da economia, gerando, assim, mais emprego e renda”, destacou Tom Lyra.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.