Aberta consulta pública para Plano Estadual de Cultura

Secretário de Cultura, Melck Aquino: “A internet não restringe o acesso e está 24 horas disponível” | Foto: Divulgação

Secretário de Cultura, Melck Aquino: “A internet não restringe o acesso e está 24 horas disponível” | Foto: Divulgação

Permanece no ar, no site da secretaria estadual de Cultura (Secult), até o dia 10 de junho, a consulta pública da minuta do Plano Estadual de Cultura do Tocantins – www.cultura.to.gov.br.

Segundo o secretário Estadual da Cultura, Melck Aquino, que tomou posse na semana que passou, o processo para a construção do plano foi iniciado em 2010 e encerrado no primeiro trimestre de 2015, para atender às demandas de todas as localidades do Estado.

“Foram realizados diversos fóruns regionais com o objetivo de diagnosticar as especificidades de cada região para que ela se sentisse contemplada pelo Plano, e muitos municípios realizaram suas próprias conferências e encaminharam suas contribuições, porém, no governo passado não se concluiu esse importante processo, e é isso que pretendemos fazer agora”, explicou.

Um dos principais componentes para implantação do Sistema Esta­dual de Cultura, o Plano Estadual de Cultura terá vigência de 10 anos e deverá ser discutido e aprovado entre os dias 28, 29 e 30 de agosto durante a 4ª Conferência Estadual de Cultura (CECT).

Para o secretário estadual da Cultura, o ambiente virtual é uma plataforma democrática de interação, na qual qualquer pessoa interessada pode expressar sua opinião, propor correções de propostas já apresentadas ou mesmo baixar o conteúdo dos eixos temáticos para discutir em sua comunidade.

“O ambiente virtual, além de já ser parte do dia-a-dia de todos, tem a grande vantagem de não restringir o acesso e estar 24 horas disponível para que qualquer cidadão acesse a minuta e apresente as demandas da sua região, tudo de uma maneira moderna, transparente e democrática”, ressaltou.

Deixe um comentário