1.027 novos infectados por coronavírus no Tocantins é o novo recorde

Com as atualizações, o Estado passou a somar 121.232 casos positivos e 1.611 mortes, desde o início da pandemia

Fachada do Hospital Geral de Palmas (HGP) – Foto: André Araújo

Na quarta-feira, 10, o Tocantins bateu um novo recorde, ao contabilizar 1.027 novos casos de Covid-19. O número é o maior já registrado em 2021, cumulado com mais 10 mortes pela doença. Os dados estão no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde. Com as atualizações, o Estado passou a somar 121.232 casos positivos e 1.611 mortes, desde o início da pandemia.

Segundo o relatório da Pasta, do total de novos casos, 328 foram registrados nas últimas 24 horas. O restante são exames coletados em dias anteriores, mas que só tiveram os resultados liberados agora. O número de hospitalizações também aumentou, pois se na terça-feira, 09, 445 pessoas estavam internadas em hospitais do estado, na quarta, o número evoluiu para 452. Os quatro hospitais públicos estão com 100% das vagas de UTI ocupadas. São eles: Hospital Geral de Gurupi, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Municipal de Campanha de Araguaína e Hospital Estadual de Combate à Covid-19, em Palmas.

Segundo o boletim epidemiológico, Palmas teve mais 269 diagnósticos de Covid-19 e continua sendo a cidade com maior número de confirmações do Tocantins. Agora são 30.660 casos e 288 mortes. Já Araguaína, no norte do estado, confirmou mais 201 casos e segue como a segunda cidade mais afetada pela pandemia. São 21.930 diagnósticos e 281 moradores morreram com a doença. Todos os 139 municípios do Tocantins têm casos confirmados da doença.

Hospitalizações

Secretário Estadual de Saúde, Edgar Tollini

Oito dos dez hospitais que possuem leitos de UTI Covid no Tocantins amanheceram lotados nesta quarta-feira, 10. O Portal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), indica que existem apenas duas vagas para adultos na rede pública. A taxa de ocupação é de 94%, considerando seis leitos pediátricos desocupados. Foram 4.190 novos diagnósticos em uma semana e o aumento tem levado os hospitais à situação caótica.

Pressionado, o Governo do Tocantins prometeu fazer a instalação de novos leitos no Hospital Regional de Porto Nacional e mais leitos contratualizados, na rede privada, em Palmas, além da disponibilização de mais 16 leitos de UTI Covid-19, em Gurupi, nos próximos 15 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.