Previsão para o fim de semana é de tempestade em Goiânia; confira
01 março 2024 às 09h05
COMPARTILHAR
A semana foi de muito calor em Goiânia e nas demais regiões de Goiás por conta de um bloqueio atmosférico. Essa onda de calor vai se convergindo em nebulosidade e, em seguida, se formam as chuvas. A previsão é de tempestade em Goiânia e nas demais regiões de País para o próximo fim de semana, sábado, 2, e domingo, 3, apontou o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
A cidade de Catalão já amanheceu nesta sexta-feira, 1°, sob chuva na casa dos 60 milímetros. Além da região Sudeste que será a mais afetada pelas fortes chuvas, o Centro-Norte Goiano também sofre alerta de perigo de tempestade. “A umidade vai se desprendendo, e ao entrar em contato com esse calor, vai se organizando essas áreas de instabilidade e se formam os núcleos de chuva. Hoje já vamos ver alguns locais sendo alcançados por raios, rajadas de vento, chuvas típicas de verão”, explicou André Amorim, gerente do Cimehgo.
Uma nuvem de instabilidade se aproxima da Região Sul e Sudeste do Estado (veja abaixo) e deve seguir para as demais regiões no decorrer da semana. Com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para o perigo de chuvas intensas e tempestades no Estado de Goiás.
Para a Capital, a previsão é de variação de nebulosidade, sol, com pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar aos 31ºC e umidade relativa do ar vai variar entre 40% a 90%.
Calor intenso e chuvas intensas
Uma massa de ar quente e úmido, com origem tropical, domina o território brasileiro de Norte a Sul, trazendo consigo temperaturas elevadas e chuvas típicas de verão em todas as regiões do país. Além disso, ao Norte, observa-se a presença de outro fenômeno conhecido como Zona de Convergência Intertropical, que intensifica a instabilidade atmosférica na região. Isso intensifica possibilidade de calor intenso acompanhado de pancadas de chuvas.
De acordo com o Inmet, o mês de março trará chuva abaixo da média para diversas regiões do Brasil. O clima no fim do verão será marcado por um volume de precipitações abaixo do esperado nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Mas a ausência de chuva será mais pontual no Sudeste.
As temperaturas devem ficar acima da média em março em praticamente todo o Brasil. Isso porque há o indicativo de valores acima de 25ºC.
Goiânia figurou entre as três capitais brasileiras que registraram as maiores temperaturas em 2023, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A cidade observou um aumento de 3,64ºC em sua temperatura média, ficando apenas atrás de Brasília e Belo Horizonte nesse aspecto.
Municípios goianos mais afetados
- Aruanã
- Barro Alto
- Bonópolis
- Britânia
- Campinaçu
- Campinorte
- Campos Verdes
- Cavalcante
- Colinas do Sul
- Crixás
- Estrela do Norte
- Formoso